A 24.ª edição da Feira das Tasquinhas decorreu em Rio Maior, entre 27 de Fevereiro e 8 de Março, e contou com a presença de dois restaurantes da região da Serra da Estrela.

Feira das Tasquinhas de Rio MaiorAs «Tasquinhas de Rio Maior» são já um evento de âmbito nacional, incontornável para muitos entusiastas de todos os cantos do País, facto que se traduz pelo número de visitantes registado nas edições anteriores, que rondou os 150 mil participantes.
Como resultado do empenho, criatividade e orgulho que todos os riomaiorenses lhe conferem, a Feira das Tasquinhas obteve em 2005 a «Declaração de Interesse para o Turismo», emitida pela DGT-Direcção-Geral de Turismo. O conceito «Tasquinhas» é, já ela própria, uma marca registada.
A Feira das Tasquinhas de Rio Maior é promovida pela Câmara Municipal local, em parceria com a Associação Empresarial do Concelho (semelhante à ADES sabugalense), mas as receitas revertem para a colectividade responsável por cada tasquinha, reavivando desta forma o espírito comunitário de outros tempos.
As «Tasquinhas 2009» decorreram no Pavilhão Multiusos, que dispõe de 15 mil metros quadrados para receber sem atropelos todos os participantes e visitantes. O concelho de Rio Maior esteve representado por 11 colectividades e freguesias. Os convidados desta edição foram o Município de Cantanhede (cidade geminada com Rio Maior) e a Região de Turismo do Algarve. Este ano o destaque foi para a participação de 5 tasquinhas de carnes certificadas, nomeadamente, a Carne Certificada dos Açores, representada por Espora Brava, Lda., a Associação de Produtores da Raça Maronesa, a Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa – ANCRA, a Carnalentejana, S.A. e a Associação de Produtores da Raça Marinhoa.
A região da Serra da Estrela esteve presente com duas tasquinhas, uma de Seia e outra do Sabugueiro, que trouxeram até à região ribatejana os petiscos beirões.
Paulo Saraiva