O primeiro «post» foi colocado no dia 6 de Dezembro de 2006 dando início a este projecto beirão raiano que, por vezes, se confunde com as «Terras do Forcão».
O blogue Capeia Arraiana pretende ser um espaço de opinião e discussão sobre a Beira Alta ou, se preferirem, sobre a Beira Interior Norte e Sul. Mas… só havia uma forma de o iniciar. Com o poema que todos nós, raianos sabugalenses, decorámos quando eramos miúdos.
Castelo de Cinco Quinas
Há só um em Portugal
Fica à beira do Côa
na vila do Sabugal
A raia, um castelo de cinco quinas, o rio Côa, uma festa de toiros (capeia arraiana) e um forcão são o nosso sentido de vida. Vivam as Terras do Forcão!
jcl
4 comentários
Comments feed for this article
Quarta-feira, 28 Fevereiro, 2007 às 9:42
Cristina Nogueira
Adoro toda a raia especialmente a vila do Sabugal.
A gente da raia é gente forte e lutadora.
Adoptei estas terras há 18 anos e já me sinto “da casa”.
Parabéns a todos os Sabugalenses.
Sexta-feira, 26 Outubro, 2007 às 14:56
R.J.G.CLAMOTE
Como leitor assíduo deste blog e sendo um sabugalense convicto (embora não residente por questões profissionais) vejo com alguma moderação
que em outros municípos existam várias iniciativas em promover as suas terras como por ex: a festa do borrego em Celorico da Beira.
Também é satisfatório e louvável as iniciativas importantes e que dinamizam a cultura das nossas terras e gentes, apenas quero sugerir à edilidade sabugalense o lançamento de um concurso ” Moral do Largo da Fonte” como forma de incentivar os “artistas” do nosso concelho (onde mentes brilhantes não faltam) em promover a criatividade dos mesmos para ser concretizado nos muros da escola primária/Largo da Fonte um painel em azulejos ou outro material com temas relacionados com as nossas terras e gentes como o “castelo, capeia arraiana,contranbandistas etc…” como forma não só de dar um ar grandioso a esta sala de visitas não só da cidade mas de todo o concelho, quer como forma de perpétuar as terras de Riba Côa, suas gentes e memória…”
Aqui fica uma sugestão… de um sabugalense.
R.J.G.Clamote
Domingo, 10 Janeiro, 2010 às 20:20
jose manuel mendes gomes
leio sempre os artigos de capeia com muito praser e mato minhas saudades da terra
Sexta-feira, 3 Setembro, 2010 às 8:02
Abér
As minhas origens nada têm a ver com a raia mas sempre senti grande curiosidade por terras de fronteira e suas gentes. Já não sei como, descobri o vosso blog, e pensei logo “alguem teve uma ideia genial”. Teve de facto, o blog é muito interessante e sigo-o de perto. Acho que nunca tinha ouvido falar de capeia arraiana nem de forcão, por isso devo-vos pelo menos isso. Termino, por agora, com uma pergunta e uma sugestão. A pergunta: porquê arraiana e não raiana. A sugestão: reduzam o cabeçalho dos postes, é uma chatice para quem usa netpc’s (rsrsrs)
Parabens!