Já estão a ser colocados nas ex-SCUT os novos sinais de trânsito informativos da cobrança electrónica de portagens e fiscalização automática de velocidade, que foram publicados em Diário da República no 3 de Março.

Os novos sinais avisam o utente que se encontra numa área sujeita à cobrança electrónica de portagens e ao controlo da velocidade através de radar.
O alerta serve para o condutor estar ciente de que a sua passagem será controlada para efeitos de pagamento da portagem e também de que deve cumprir os limites legais da velocidade.
A cobrança de portagens nas auto-estradas incluídas no sistema Sem Custos para o Utilizador iniciou-se a 15 de Outubro nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata. Porém em 15 de Abril, o regime será alargado às SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve, e aos lanços de três concessões do Norte isentos na primeira fase.
Em breve as auto-estradas que servem a Guarda e a Beira Interior passarão a ter visíveis os novos sinais de trânsito.
A introdução de portagens tem sido justificada com a necessidade de reduzir o défice do Estado. Neste contexto o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse ter sido de 16 a 17 milhões de euros o valor das portagens cobradas entre Outubro e o final de Dezembro de 2010.
plb