O primeiro Capítulo da Confraria do Bucho Raiano é já no sábado, 17 de Abril, dia em que o Sabugal acolherá confrades vindos de todo o país para provarem o bucho e visitarem esta bela cidade raiana.

Espera-se que o capítulo da confraria sabugalense consiga consagrar o bucho raiano como uma das melhores iguarias no panorama da gastronomia portuguesa. É essa a aposta dos organizadores da iniciativa, que vêem na presença de representantes de várias confrarias uma oportunidade de afirmação da gastronomia raiana.
A chancelaria da Confraria conta com o apoio empenhado da Câmara Municipal para a boa organização da iniciativa. A recepção aos convidados, o cerimonial do capítulo, o desfile das confrarias, o almoço do bucho, tudo está a ser organizado ao pormenor para que não se verifiquem falhas que deixem a descoberto o bem-receber que os sabugalenses costumam conferir a quem nos visita.
A Confraria do Bucho convidou para o apadrinhamento da sua entronização duas das mais prestigiadas confrarias gastronómicas portuguesas: a Confraria do Queijo Serra da Estrela, de Oliveira do Hospital, e a Confraria da Chanfana, de Vila Nova de Poiares. Ambas levarão ao Sabugal representações expressivas, às quais se juntarão representantes de muitas outras confrarias, num sinal de apoio do movimento confrádico, à nova irmandade gastronómica que agora surgiu na raia beirã.
Para a bênção das insígnias, foi convidado o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que aceitou com agrado o pedido que lhe foi formulado. São consideradas insígnias o estandarte, colares, medalhas, o varal do Grão-Mestre e os chambaris do Chanceler e do Vedor-Mor da confraria.
Para orador da cerimónia de entronização foi convidado o escritor Célio Rolinho Pires, natural de Pêga. Este profundo conhecedor das tradições populares proferirá a chamada «lição de sapiência», subordinada ao tema: «o bucho, peça de excelência da gastronomia raiana».
A Banda Filarmónica da Bendada, actuará na cerimónia e no desfile que as confrarias farão pelas ruas do Sabugal.
A gerência do RaiHotel, garante um almoço com ar de banquete e o eventual alojamento para quem vem de longe.
Um naipe de figuras públicas foi convidado, não apenas para melhor se divulgar o bucho, mas também para conferir um maior brilho ao cerimonial.
Por tudo isto, temos a natural expectativa de que o Capítulo de Entronização da Confraria do Bucho Raiano seja um momento de autêntica sabugalidade, por ele demonstrando a nossa capacidade de organizar e a arte de receber.
Paulo Leitão Batista (Chanceler da Confraria)