A atleta Rita Morgado, da Academia Egitaniense de Karate Shotokan da Guarda (AEKS), conquistou o quarto título de campeã nacional em Kata Juvenil. O seu companheiro de clube, Diogo Rafael, sagrou-se igualmente campeão nacional na sua categoria. As provas decorreram este sábado em Montemor-o-Novo.

Clique nas imagens para ampliar

Realizou-se no passado sábado dia 10, em Montemor-o-Velho, o Campeonato Nacional dos escalões de formação (Infantis, Iniciados e Juvenis) organizado pela Federação Nacional de Karate e Federação Académica de Desporto Universitário.
Da AEKS (Guarda), estiveram presentes Rita Morgado na prova de Kata Juvenil, e Fabrícia Martins na prova de Kumite Juvenil -55Kg.
Rita Morgado que conta já com um vasto currículo desportivo, lutava este ano pelo seu 4.º título nacional, e assim o conseguiu, ganhando todas as eliminatórias com muita segurança e a final pelo parcial indiscutível de 5-0, consagrando-se desta forma Tetra-Campeã Nacional.
Já Fabrícia Martins não conseguiu alcançar uma medalha, mas ainda assim teve uma boa prestação não conseguindo ir mais longe na prova, por alguma culpa da arbitragem. 
Do Karate Shotokan Trancoso esteve presente Diogo Rafael em Kata Iniciado e Paulo Rodrigues em Kumite Juvenil -50kg.
Diogo Rafael que no outro perdeu na disputa da medalha de bronze, este ano não deu hipótese aos seus adversários, realizando em todas as eliminatórias katas muito seguras o que lhe permitiu alcançar o título de Campeão Nacional.
Paulo Rodrigues que participou pela primeira vez num Campeonato Nacional, esteve muito bem perdendo o seu combate apenas pela diferença mínima de 1 ponto.
No domingo, dia 11, teve lugar na cidade de Braga, o Campeonato Universitário de Karate, uma organização da FADU, com o apoio do departamento de arbitragem da Federação Nacional Karate – Portugal.
Ivo Monteiro da AEKS, esteve presente nesta competição em representação da Universidade da Beira Interior, onde alcançou o 3.º lugar na prova de Kata Masculino. Ivo teve alguma infelicidade logo na primeira eliminatória, mas conseguiu subir o seu nível técnico e ganhar todas as eliminatórias da repescagem, e a final da repescagem por um nítido 5-0.
Rui Jerónimo