A Junta de Freguesia de Malcata pretende candidatar ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) a recuperação do antigo quartel da Guarda Fiscal, o qual passará a servir de apoio para actividades desportivas e para centro de exposição de produtos locais.

O presidente da Junta de Freguesia, Vítor Manuel Fernandes, solicitou à Câmara Municipal o reconhecimento de interesse do projecto para as populações e para a economia local, tendo em vista a sua candidatura ao programa de financiamento PRODER. Na reunião de 30 de Março, o executivo deu parecer favorável à pretensão do autarca malcatense, estando agora o assunto agendado para ser analisado na Assembleia Municipal, que reunirá hoje no Sabugal.
A recuperação do edifício tem por objectivo adaptá-lo para receber a exposição de produtos locais, bem como para servir de apoio aos praticantes de desportos, como caminhadas, passeios de bicicleta e para os que pretendam fazer actividades aquáticas na barragem. O local poderá servir de balneário, e de espaço para guardar roupa e de outros haveres por parte de turistas e desportistas.
O edifício terá também uma sala onde poderão ser expostos produtos e servidas provas gastronómicas ou refeições ligeiras.
O projecto de arquitectura mantém a traça original do edifício, melhorando contudo o seu interior. O mesmo projecto foi já submetido à análise dos serviços técnicos do município, que o aprovaram.
Escolas, postos da Guarda Fiscal e da Guarda Nacional Republicana e outros serviços públicos desactivados nas aldeias, vêm sendo sucessivamente aproveitados para a instalação de outros serviços de interesse local, como sede de associações, centros de dia, museus e salões de convívio.
plb