Na semana passada, em resultado de uma intensa actividade policial, que incluiu duas grandes operações, uma de combate ao crime de lenocínio e outra fiscalização ao trânsito, os militares do Grupo Territorial da GNR da Guarda efectuaram um total de 17 detenções. Houve ainda vários acidentes de viação, dos quais houve a lamentar três mortes.

Guarda Nacional RepublicanaEm flagrante delito foram detidos 16 indivíduos, sendo nove por condução sob efeito do álcool, dois por ameaças e coação, dois por permanência ilegal no país, dois por posse ilegal de armas e munições e um por desobediência aos militares da GNR (recusa efectuar teste de alcoolemia). Uma outra detenção decorreu do cumprimento de mandado judicial.
Em 18 Dezembro, o Destacamento Territorial de Gouveia, levou a cabo uma aparatosa operação para cumprimento de 13 mandados de busca em estabelecimentos, residência e veículos, nos concelhos de Seia e Belmonte. A operação realizou-se no âmbito de um inquérito criminal instruído pela GNR e teve por principal objectivo o combate ao crime de lenocínio (favorecimento da prostituição). Da acção resultou a detenção de quatro cidadãos, dois pela suspeita da prática do crime de lenocínio e por posse ilegal de armas e os outros dois, sendo estrangeiros, por permanência ilegal no País.
Em 21 de Dezembro, o Grupo Territorial da GNR da Guarda levou a efeito uma grande operação de fiscalização ao transito, de onde resultaram três detenções por condução sob efeito do álcool, sendo ainda elaborados 20 autos de contra-ordenação por infracções diversas ao Código da Estrada.
Na semana transacta, de 15 a 21 de Dezembro, o Grupo Territorial da Guarda registou um total de 70 ocorrências criminais, dentre as quais 21 situações de furto. Continuaram, na sequência das semanas anteriores, a registar-se sobretudo furtos em residências (cinco), em estabelecimentos comerciais (três) e em veículos (dois).
Registaram-se 39 acidentes de viação, sendo 26 por colisão e 13 por despistes. Dos sinistros resultaram três mortos, três feridos graves e 10 feridos leves.
plb