Hoje, 11 de Novembro, evoca-se S. Martinho, dia em que a tradição manda comer castanhas e provar o vinho novo e a jeropiga.

Nas nossas terras sabugalenses, um pouco à semelhança de todo o País, o dia de S. Martinho, obriga à realização de convívios entre amigos, onde o vinho, a jeropiga e as castanhas fazem parte das ementas, proporcionando bons momentos de lazer e de convivência social.
Os nossos adágios populares referem-se abundantemente a este dia maravilhoso do nosso calendário. Liga-se o nome do santo não apenas à amizade e ao convívio, mas também à gastronomia e à vida agrícola. Vejamos esses rifões, alguns com curiosas cambiantes:
– Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
– Dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
– No S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho e põe-te a mal com o teu vizinho.
– Pelo S. Martinho, mata o teu porco e prova o teu vinho.
– Pelo S. Martinho, fura o teu pipinho.
– Pelo S. Martinho, prova o teu vinho e mata o porquinho.
– Pelo S. Martinho, semeia fava e linho.
– Queres pasmar teu vizinho? Lavra e esterca no S. Martinho.
– Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-eis pelo S. Martinho.

Na liturgia, o dia de S. Martinho celebra a data em que este santo, falecido em Candes, foi a enterrar em Tours, França, no ano de 397.
S. Martinho é o primeiro dos santos não mártires, o primeiro confessor, que subiu aos altares.
Antigamente era o santo mais popular de França. O seu túmulo, que está dentro de uma basílica, era o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. A sua generosidade e a fama de milagreiro fizeram deste santo uma figura extremamente popular.
É santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores, hotéis, e pensões, dos produtores de vinho, dos alcoólicos, dos soldados… e também de muitos animais, como cavalos e gansos.
Em Portugal o dia de S. Martinho é invocado nas cerimónias religiosas exaltando o seu espírito de solidariedade. Lembra-se sobretudo o episódio em que partilhou a sua capa com um pobre que encontrou num caminho.
plb

Advertisements