Após quase 14 anos como pároco nas paróquias da Póvoa de Santo Adrião e do Olival Basto, no concelho de Odivelas, o padre Carlos Fernandes foi nomeado responsável por três paróquias na diocese de Braga.

(clique nas imagens para ampliar.)

O padre Carlos Manso Fernandes nasceu a 28 de Novembro de 1961 em Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal. Frequentou a escola primária local até à quarta classe e ingressou, depois, no Seminário Monfortino, em Fátima. A sua formação religiosa continuou em Bari, no sul da Itália, e em Roma onde estudou filosofia e teologia. Foi ordenado diácono a 22 de Fevereiro de 1986 e ordenado sacerdote da Congregação Monfortina em 26 de Março de 1988 tendo sido colocado em Castro Verde. Em Dezembro de 1998 foi nomeado pároco da Póvoa de Santo Adrião e do Olival Basto. No início de 2001 assumiu a capelania do Hospital Amadora-Sintra onde se manteve até ao passado mês de Setembro.
Após quase 14 anos de serviço na Póvoa de Santo Adrião e no Olival Basto foi nomeado e tomou posse a 30 de Setembro passado como pároco de três paróquias da diocese de Braga: Junqueira, Touguinhó e Parada.
A festa de despedida que incluiu uma missa solene e uma cerimónia no centro paroquial contou com centenas de paroquianos (e alguns familiares) que encheram a igreja e o espaço comunitário da Póvoa. Após a entrega de lembranças dos paroquianos, dos presidentes das juntas de freguesia da Póvoa de Santo Adrião e do Olival Basto foi projectada uma sequência de imagens que recordaram a passagem do Padre Carlos pelas duas paróquias. E tudo terminou com o visionamento da reportagem da LocalVisãoTv da Guarda do concurso Ó Forcão Rapazes 2012 que teve lugar na Praça do Soito. Na sala muitos foram os que nos pediam para explicar o que se estava a passar no ecrã enquanto conheciam, pela primeira, vez, uma das «paixões» do Padre Carlos. Mas a Raia vai continuar presente na Póvoa. O sacerdote de Aldeia do Bispo com quem convivemos durante estes anos vai ser substituído pelo Padre Vieira de Aldeia Velha.

Ao Padre Carlos com quem o Capeia Arraiana já publicou uma entrevista (Aqui) desejamos todas as felicidades nas suas novas responsabilidades em terras minhotas.
jcl

Anúncios