Comemora-se hoje, 7 de Outubro, o Dia Nacional dos Castelos, sendo variadas, em todo o país, as iniciativas em que os castelos e fortificações se abrem gratuitamente ao público a fim de divulgar e valorizar esse importante património histórico que testemunha a nossa evolução histórica.

O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984. Embora inicialmente estabelecido o primeiro sábado de Outubro como a data de comemoração, em 2003 a data foi fixada no dia 07 de Outubro e assim tem permanecido.
Desde a altura em que foi instituída, a data tem vindo a ser comemorada em vários locais do país, mormente aqueles que possuam castelos e fortalezas. O objectivo é a implementação de uma comemoração a nível nacional, que realize iniciativas em todo o país, visando a uma reflexão sobre o nosso património fortificado.
A primeira comemoração aconteceu em 1984 e centrou-se em Vila Viçosa, Abrantes e Almourol, depois a evocação do Dia do Castelo passou por localidades como Torres Novas, Palmela, Santarém, Óbidos, Montemor-o-Velho, Sintra, Trancoso, Lisboa, Porto, Juromenha, Abrantes, Guimarães, Santa Maria da Feira, Belmonte, Castelo de Vide, Açores, Portel, Bragança, Idanha-a-Nova, Evoramonte, Estremoz.
Este ano a Associação dos Amigos dos Castelos centra as comemorações na cidade de Bragança.

O Sabugal que conta com cinco castelos na sua jurisdição (Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior), sendo portanto um dos concelhos do país com maior número deste tipo de monumentos, não comemora a efeméride, nem sequer simbolicamente.
plb

Anúncios