A Câmara Municipal do Sabugal vai distribuir medalhas de mérito e de distinção a pessoas, empresas e associações que se revelaram merecedoras do reconhecimento público.

As propostas de atribuição das medalhas honoríficas, já aprovadas pelo executivo, serão apresentadas na próxima Assembleia Municipal para aprovação e serão atribuídas no agora designado Dia do Concelho: 10 de Novembro.
São as seguintes as medalhas a atribuir:
Medalha de Mérito Desportivo: para a judoca Carla Vaz.
Medalhas de Mérito Cultural: para o Grupo Etnográfico do Sabugal, Grupo Etnográfico de Sortelha, Grupo de Teatro Guardiões da Lua e Jesué Pinharanda Gomes.
Medalhas de Mérito Empreendedor: para as empresas Univest Confeções; Palegessos – Industria e Comércio de Paletes e Gesso, Lda.; Lactibar – Laticínios do Sabugal, S.A.

O Dia do Concelho foi criado por um artigo do Regulamento das Distinções Honoríficas, publicado no Diário da República no ano 2011. Esse artigo do regulamento nada explica quanto à razão pela qual esse dia é designado Dia do Concelho, o que se estranha, até por que o Dia do Concelho sempre foi a segunda-feira de Pascoela, data em que é feriado municipal no Sabugal, e que coincide com algumas festas marianas de grande relevância, como a Senhora da Graça no Sabugal e a Senhora da Granja no Soito.
Porém consta que o dia 10 de Novembro foi escolhido para Dia do Concelho por se tratar da data aposta no foral dionisino do Sabugal, outorgado em 1296.

plb

Advertisements