A Confraria do Bucho Raiano (CBR), com sede no Sabugal, integra a lista candidata aos corpos sociais da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG).

A Lista de que a CBR faz parte tem como candidata à presidência do Conselho Directivo da FPCG a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal. Na mesma lista a CBR é candidata a uma das vice-presidências, o que faz ao lado de outras confrarias, como a do Queijo Serra da Estrela, dos Ovos Moles de Aveiro, da Gastronomia da Madeira, do Bucho de Arganil e da Maça Portuguesa.
As eleições para a FPCG ocorrerá em 26 de Outubro, em Vila Nova de Poiares, onde se realizará o do Congresso das Confrarias. A confreira Madalena Carrito, da Confraria da Chanfana, decidiu não se recandidatar ao lugar de presidente da Federação, tendo-se candidatado ao lugar a confreira Olga Cavaleiro, da Confraria de Tentúgal, a cuja lista se juntou a Confraria do Bucho, que aí tem sido representada pelo Grão Mestre, Joaquim Silva Leal.
A lista de Olga Cavaleiro, até agora a única, foi apresentada no passado dia 19 de Setembro, em Tentúgal. Sob a epígrafe «Ousar Crescer», a lista será agora apresentada às confrarias do Norte, o que acontecerá em 26 de Setembro, no Solar dos Condes de Resende, no Porto.
A lista «Ousar Crescer» conta ainda com outras confrarias, nomeadamente a das Almas Santas, a da Areosa e do Leitão, dos Gastrónomos dos Açores, do Cabito da Serra do Caramulo, do Moliceiro, das Sainhas, do Bodo, dos Gastrónomos de Lafões, do Rabelo e da Gastronomia de Sever do Vouga.
De acordo com o programa apresentado, a lista que integra a Confraria do Bucho Raiano, propõe-se mobilizar a FPCG no sentido de ajudar as confrarias a criarem as condições de reconhecimento daquilo que são os bons produtos e, em parceria com outras instituições, facilitar a distinção do que melhor se faz na nossa gastronomia. Outra proposta é a qualificação dos produtos, fazendo com que quem os consome possa ficar satisfeito com a sua singularidade e a expectativa não dê lugar à frustração. O programa defende ainda, entre outras medidas, a constituição de uma base de dados com as receitas, as histórias associadas às receitas e os seus autores, os provérbios, os modos de produção, os ingredientes, e outros aspectos relevantes de cada produto gastronómico.
plb

Advertisements