A unidade móvel de mamografia da Liga Portuguesa Contra o Cancro está junto ao Centro de Saúde do Sabugal para efectuar exames gratuitos de mamografia digital. A acção decorre até meados do mês de Outubro.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai estar junto ao Centro de Saúde do Sabugal com uma unidade móvel de mamografia.
As mulheres inscritas no Centro de Saúde são convocadas por carta para efetuar o rastreio. O programa está aberto à população feminina entre os 45 e os 69 anos, residente no concelho e que mostre interesse em fazer o exame.
O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos, de forma a garantir uma prevenção eficaz contra o cancro da mama a neoplasia mais frequente do sexo feminino.
Afecta uma em cada nove mulheres e constitui a causa mais frequente de mortalidade na faixa etária entre os 35 aos 55 anos de idade na União Europeia.
Atendendo a que não existem, ainda, medidas efetivas capazes de prevenir ou curar a doença em qualquer estádio de diagnóstico e a que mais de 90 por cento das doentes com cancro podem ser curadas, se diagnosticadas num estádio precoce e adequadamente tratadas, não devem ser poupados esforços no diagnóstico precoce da doença.
O serviço gratuito de exame mamográfico digital estará disponível até meados do mês de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17.00 horas.
Para marcações ou informações adicionais, devem contactar o Centro de Coordenação do Rastreio, através do telefone 239 487 495/6 ou do e-mail rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.
aps

Anúncios