Militares da GNR do Posto Territorial de Vila Franca das Naves, detiveram, na tarde de 20 de Agosto, em Alto da Broca, Trancoso, um homem de 37 anos de idade, por crime de incêndio florestal por negligência.

GNR-Guarda Nacional RepublicanaO suspeito realizava trabalhos de manutenção da faixa de gestão de combustível, em linhas eléctricas da EDP, com um tractor agrícola que provocou a ignição do fogo que deixou descontrolar, dando origem ao incêndio de que o mesmo confessou ser o autor.
Em consequência da acção negligente arderam três hectares de mato, tendo a pronta intervenção dos bombeiros evitado que a área ardida fosse mais extensa.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Trancoso, ficando o suspeito com a medida de coação de Termo de Identidade e Residência a aguardar o resultado do Inquérito.
Segundo o comunicado semanal da GNR da Guarda, no dia 27 de Agosto, realizou-se uma operação de fiscalização, com particular incidência nos veículos de transporte de mercadorias que se destinavam à feira anual de Freixedas – Pinhel.
Foram fiscalizados 13 veículos de transporte de mercadorias em circulação, tendo sido elaborados cinco autos por crime de contrafacção de mercadorias, sujeitas a cumprirem com as formalidades legais relativas ao Código da Propriedade Industrial (CPI), e apreendidas 391 peças (vestuário, calçado, cintos, malas, óculos, relógios e perfumes) de diversas marcas conceituadas no mercado, com o valor total e presumível que ronda os 30 mil euros. Em consequência, foram identificados cinco indivíduos, residentes em Espanha e nos concelhos de Belmonte e Fundão, como sendo os proprietários das mercadorias apreendidas.
Na semana transacta o Comando Territorial, através do Destacamento de Trânsito da Guarda, levou a efeito uma operação de controlo intensivo de velocidade, denominada por «Operação Tispol», nas vias mais críticas do distrito. Durante a operação foram efectuadas 23 acções de controlo, tendo sido controlados 8.975 veículos, dos quais 283 circulavam com excesso de velocidade.
plb

Advertisements