A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal comemorou dia 7, terça-feira passada, 117 anos de existência!

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Como Presidente da Assembleia Geral da Associação, e como sabugalense filho de bombeiro e de membro dos corpos gerentes (o meu pai), não poderia deixar de me associar a esta data.
Permito-me assim reproduzir aqui a mensagem que enviei ao Corpo de Bombeiros e aos Associados.
«Caras e caros Bombeiros
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal cumpre hoje, dia 7 de agosto de 2012, 117 anos de existência!
Como dizia meu pai “Ser bombeiro é a forma mais nobre de servir os outros!”
E é a forma mais nobre pois, todos os bombeiros dizem no seu juramento solene:
ESTAR SEMPRE PRONTO A SERVIR O MEU SEMELHANTE, MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA
Sabemos como os tempos vão difíceis; sabemos como hoje é fácil deitar a culpa para os Bombeiros; sabemos que em muitas cabeças os Bombeiros são, por um lado, pouco mais que carne para canhão, e, por outro, um encargo do qual se querem livrar, numa lógica economicista, mas também numa lógica de lucro fácil de muitos que aguardam o nosso desaparecimento para ocuparem o lugar…
Mas aqui estamos hoje, celebrando mais de 100 anos de uma ação permanente de apoio e socorro de todos os que de nós necessitam.
Foi assim, e sempre assim será, “sempre prontos!”
E por isso, em meu nome pessoal, e, penso poder dizer, em nome de todos os sabugalenses, um sincero e comovido bem-haja!
E quando na manhã do dia 7 de agosto comerem uma fatia de “bola”, saibam que estão a partilhar esse momento com todos os sabugalenses que desde esse ano de 1895 envergaram com garbo e orgulho a farda dos Bombeiros Voluntários do Sabugal!
E nesse momento, repitam nas vossas mentes e no vosso coração o juramento que vos tornou um dia Bombeiros!
Ao José Henriques e ao Carlos Oliveira que hoje tomam posse como 2º Comandante e como Adjunto do Comando os meus parabéns.
Ides ocupar lugares que vos dão novas responsabilidades, para as quais sei bem que tendes o perfil adequado.
Outros antes de vós souberam honrar esses lugares de comando de forma exemplar. Aprendei com a sua história e, estou certo, que sabereis encontrar, em conjunto com o 1º Comandante, a forma de manter o elevado nível de prontidão e coesão do Corpo de Bombeiros.
Caras e caros Associados
Mais do que nunca os Bombeiros do Sabugal precisam da vossa ajuda.
A população do Concelho do Sabugal sempre esteve ao lado dos seus Bombeiros, mas agora eles precisam de vós como nunca.
Cada associado, para além das suas obrigações estatutárias, tem o dever de ser o primeiro defensor da Corporação de Bombeiros.
No vosso lar, no local de trabalho, nas horas de lazer, cada um de nós, sócios, deve ser um embaixador e um defensor implacável dos nossos bombeiros.
A sobrevivência da Corporação e, naturalmente, da Associação está em risco.
Vamos todos dar as mãos e fazer com que daqui por outros 117 anos os nossos descendentes ainda comemorem o aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal!
»
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Anúncios