Realiza-se no Centro Histórico do Sabugal, entre os dias 18 a 22 de Julho, o evento «Viagens históricas – heranças», pelo qual se recriam cenas do Sabugal medieval.

Sob a conhecida epígrafe «Surpreenda os Sentidos», o programa do evento apresenta para o primeiro dia, 18 de Julho, quarta-feira, a acção dos Arautos anunciando a entrada de El Rei D.Dinis e da Rainha Santa Isabel na cidade. Para o dia 19, é tempo de ir à mesa com El-Rei numa deslumg«brante Ceia Medieval.
A 20 de Julho será feito o anúncio público do Tratado de Alcanices, pelo qual D. Dinis se apossará em definitivo do território de Riba Côa, dando-se ainda o rapto da donzela Aldegundes pelos Cavaleiros de Sortelha.
No dia 21 será recriado o famoso Milagre das Rosas, protagonizado pela rainha Santa Isabel perante o seu marido, El Rei D. Dinis, o que antecederá a representação de um assalto ao inexpugnável Castelo das cinco quinas.
No último dia, 22 de Julgo, haverá Bodas Senhoriais, que celebrarão a união entre o Senhor de Sortelha e a Donzela Aldegundes.
A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal do Sabugal, sendo o promotor a entidade Aldeias Históricas de Portugal, conjuntamente com o PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).
O evento será co-financiado pelo Mais Centro (Programa Operacional Regional do Centro), QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
plb

Anúncios