A situação que se vive no País com implicações diretas na vida dos Municípios, deveria obrigar a uma mudança radical na forma como se encara a gestão municipal.

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»O «dinheiro fácil», associado à necessidade de apresentar trabalho, entendido enquanto apresentar obra feita, conduziu praticamente todos os Municípios a concretizar um conjunto de infraestruturas e de equipamentos, muitos dos quais não são mais que «monos» consumidores de recursos financeiros, técnicos e humanos claramente insuportáveis.
Por outro lado, questiona-se hoje a utilidade, isto é, o interesse para as populações de muitos dos equipamentos construídos, muitas das vezes com utilização escassa ou, praticamente, nula.
Claro que não estou a falar de intervenções básicas como a distribuição de água e o saneamento básico, ou a melhoria das ligações rodoviárias no interior do Concelho, mas, penso não precisar de ir de freguesia em freguesia, pois todos os sabugalenses conhecem obras que podem ser bonitas, mas cuja dimensão e utilidade em pouco contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e, muito menos, para estancar a crescente desertificação dessas terras.
Terminado esse período em que os autarcas eram quase obrigados a gastar o dinheiro, esta era que se iniciou em 2011 em que o dinheiro parece ter desaparecido, e em que a Administração Central, principal culpada da situação a que se chegou, atira para cima dos autarcas todas as culpas dos erros que incentivou a cometer, é altura de todos, sem exceção, encontrar as soluções e definir novas formas de gerir os Municípios.
Como sempre o fiz, não deixarei de apresentar de forma clara a minha posição, a qual assenta num pressuposto que venho defendendo publicamente há muitos anos:
A atividade municipal deve ter como pilares de atuação:
– a promoção da qualidade de vida dos cidadãos;
– a promoção do crescimento sustentável e sustentado do Concelho;
– a garantia de uma sociedade socialmente justa e coesa;
– a qualificação do território concelhio;
– o aumento da eficiência da governação local.
Até para a semana…
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Anúncios