Tudo o que é bom para o Concelho do Sabugal é bom para mim!

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»Largas centenas de amigos dos cães estiveram no Sabugal neste fim de semana participando com os seus exemplares nos eventos realizados quer no sábado em torno do cão da Serra da Estrela, quer no domingo, alargado a todas as raças caninas.
Aos organizadores, e em especial ao meu amigo Tó Zé, Presidente da Junta de Freguesia do Casteleiro, mas ali, enquanto criador de cães da Serra e membro da organização, os meus parabéns e o desejo que este não seja o último…

Para o próximo fim de semana outra iniciativa de realce, a visita organizada de um grupo alargado de agentes de viagem que ao Concelho se deslocam para verificar in loco as potencialidades turísticas das nossas terras.
Espero que todos compreendam que a importância desta visita passa, antes do mais, pela capacidade que todos os intervenientes tenham para colocar os interesses do Concelho acima de quaisquer protagonismos pessoais ou de quaisquer interesses pessoais…

A realização da Assembleia Municipal no dia 27 foi mais um momento de afirmação da democracia e da vitalidade do poder local.
E não posso deixar de referir, pela sua importância, a definição da metodologia a ser seguida para a definição da posição da AM quanto à reforma administrativa que nos querem impor.
Assim, foi considerado que a melhor forma de abordar esta questão seria a seguinte:
«1- Logo que publicada a Lei, a Mesa da Assembleia solicitará aos Srs. Presidentes de todas as Assembleias de Freguesia que iniciem um processo de análise e tomada de posição face ao conteúdo da mesma.
2- Solicitar igualmente aos Grupos Políticos representados na Assembleia Municipal – PSD, PS, MPT,CDU e CDS -, a definição da sua posição e correspondentes propostas para cumprimento da legislação.
3- Solicitar ao Sr. Presidente da Câmara que inicie igualmente um processo de análise em sede de Executivo Municipal, definidor de uma posição face à aplicação da Lei.
4- Após a receção dos pareceres e propostas dos Grupos Políticos, Executivo Municipal e Assembleias de Freguesia, realização de uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia Municipal para elaboração da proposta de Pronúncia da Assembleia Municipal a submeter a discussão e aprovação na Assembleia Municipal de junho de 2012. Nesta reunião, e se tal se justificar, poderá ser solicitada a presença dos Presidentes das Assembleias e das Juntas de Freguesia envolvidas no processo de agregação.»
Competindo-me a mim, enquanto Presidente da Assembleia, liderar a preparação da pronúncia a emitir, considerei, e considerou a AM, que esta era a forma mais participativa e envolvendo todos na definição da posição a tomar.
Porque este é um assunto que interessa a todos, não posso deixar de dizer que os Srs. Presidentes das Assembleias de Freguesia tudo deveriam fazer para que as sessões que irão convocar sejam o mais participadas possível pelas populações atingidas.
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

rmlmatos@gmail.com

Anúncios