A interdição de circulação de camiões nas principais estradas espanholas, no dia 9 de Abril, levou o Comando Territorial da Guarda da GNR a fazer um apelo às empresas de transporte de mercadorias e aos camionistas, que seguidamente transcrevemos.

À semelhança de anos anteriores, por motivos das celebrações da Semana Santa em Espanha, o Governo de Espanha decretou a interdição à circulação de veículos pesados de mercadorias, com o peso bruto superior a 7,5 toneladas, e aos conjuntos de veículos de qualquer massa máxima autorizada, na auto-estrada A-62, entre Fuentes de Onõro e Burgos, no dia 09 de Abril de 2012, no período compreendido entre as 09h00 e as 21h00 (hora portuguesa).
Ficam isentos desta proibição, os conjuntos de veículos de qualquer peso bruto autorizado, que transportem gado vivo ou leite, assim como aqueles que transportem produtos que favoreçam a manutenção das estradas, em período invernal.
Prevê-se que inúmeros veículos pesados de mercadorias que, naquele dia, tenham planeada viagem em direcção à fronteira de Vilar Formoso, com destino a Espanha e a outros países europeus, tenham que ficar retidos em Vilar Formoso até à hora final da interdição (21h00) e que, por insuficiência de lugares para estacionamento naquela localidade, muitos tenham que permanecer imobilizados noutros locais próximos das A25 e A23 ou mesmo nas bermas da A25.
Neste contexto, o Comando Territorial da Guarda irá levar a efeito uma operação de vigilância, controlo e regularização de trânsito com vista à segurança de pessoas e bens que venham a ficar imobilizados enquanto aguardam pela entrada em Espanha para circulação na A-62.
Recomenda-se, assim, a todas as empresas de mercadorias e aos respectivos condutores que planeiem a sua viagem de modo a só a iniciarem a horas permitam, sem paragens no percurso, cruzar aquela fronteira depois do terminus da interdição, para evitarem congestionamentos de trânsito em Vilar Formoso e nas A25 e EN16.
Tenente-Coronel António Manuel Lourenço Lopes, Comandante Territorial

Anúncios