As pessoas da Rapoula, na sua maioria trajando roupa preta e munidas de candeias de azeite, assistiram na noite de sábado, dia 24 de Março, a um encontro de oito grupos de cantores oriundos de sete paróquias confiadas ao Padre Hélder Lopes.

A iniciativa, inédita no concelho do Sabugal, foi precisamente organizada pelo pároco da Unidade Pastoral do Planalto do Côa, possibilitando assim aos paroquianos a recuperação dos cânticos populares quaresmais.
Os cânticos mais conhecidos são o dos Martírios e o da Encomendação das Almas, os quais fizeram parte do «reportório» dos cantadores, que também interpretaram o canto das estações da Via-Sacra e a ladainha de Nossa Senhora.
Segundo nos informou o padre Hélder, a proposta foi feita aos paroquianos no primeiro domingo da Quaresma. «Desde aí, foram muitas as pessoas, sobretudo mulheres idosas, que colaboraram na recordação das letras antigas e respectivas melodias musicais, e conseguiu-se reunir um acervo literário/musical que será publicado numa brochura com 40 páginas».
O pároco tem dado grande importância a este reviver das tradições populares antigas no que reporta à vida religiosa. Segundo o mesmo esta iniciativa de reviver os cânticos na Rapoula do Côa «motivou muitos paroquianos que desde há várias semanas se têm reunido nestas noites gélidas para cantar estes cânticos tradicionais pelas ruas das diferentes paróquias».
plb

Anúncios