O Comando Territorial da Guarda, da Guarda Nacional Republicana, levou a efeito, entre 15 de Janeiro e 29 de Fevereiro, uma operação de recolha de dados, no âmbito da «Operação Censos Sénior 2012», direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados existentes na área de responsabilidade da GNR.

O Comando Territorial da Guarda procedeu ao registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, e sinalizou aqueles que se encontram em risco, na sua área de acção. Nesta operação foram registados 1912 idosos a residir sozinhos e/ou isolados.
A residir sozinhos foram identificados 1248 idosos (65.27 %);
A residir em locais isolados foram identificados 472 idosos (24.69 %);
A residir sozinhos e isolados, foram registados 192 idosos (10.04 %).
Os concelhos do distrito da Guarda com mais registos de idosos foram: Guarda com 313; Trancoso com 298; Pinhel com 290; Celorico da Beira com 237 e Gouveia com 164.
Os militares da GNR através de uma «ficha de registo» recolheram dados, para efeitos de avaliação do risco e recolha de informação sobre o idoso, nomeadamente: As coordenadas GPS da sua residência; Se tem telefone? Se vive sozinho? Se vive isolado? Se tem família? Qual o tipo de alojamento; Qual o estado de saúde e nível de autonomia; Se tem médico de família? Se recebe apoio e qual a regularidade desse apoio.
Em termos comparativos, em 2011 tinham sido registados 389 idosos a viver isolados e/ou sozinhos na área de responsabilidade do Comando Territorial da Guarda.
plb (com GNR da Guarda)

Anúncios