O cientista Fernando Carvalho Rodrigues, o magistrado Manuel Cipriano Nabais e o empresário Manuel Gouveia vão ser homenageados pela Confraria do Bucho Raiano no decurso da cerimónia de entronização dos novos confrades, que se realizará no dia 18 de Fevereiro, pelas 11 horas, no Auditório Municipal do Sabugal.

O programa do III Capítulo da Confraria contém um momento de homenagem a personalidades, onde será atribuída a qualidade de confrade honorário da confraria.
Uma das personalidades a homenagear é Fernando Carvalho Rodrigues, o cientista e professor universitário que a chancelaria da Confraria convidou para proferir a Oração de Sapiência.
Natural de Casal de Cinza, concelho da Guarda, Carvalho Rodrigues vai ser agraciado com o título de Cancelário, uma distinção reservada a personalidades consideradas de elevada representação e distinção.
Até há pouco tempo director de programas de ciência na NATO, é licenciado em Física pela Universidade de Lisboa e doutorado em Engenharia Electrónica pela Universidade de Liverpool. Em 1993 liderou o consórcio PoSAT que construiu e lançou o primeiro satélite português.
Fernando Carvalho Rodrigues integra diversas academias, nomeadamente a Academia Internacional de Astronáutica, Academia de Ciência Política, Academia de Marinha, Academia de Astronáutica da Federação Russa, Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência, Academia das Ciências de Nova Iorque, Academia das Ciências de Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Física.
Recebeu diversos prémios e condecorações, dos quais se destacam o Pfizer (1977), a comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada (1995), o de doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior (1995) e a Medalha de Mérito da cidade da Guarda (1990).
Outra personalidade que a Confraria vai homenagear é o Juiz Conselheiro Manuel Cipriano Nabais, que será distinguido como o título de Cavaleiro, uma distinção conferida aos que se assinalam pela dedicação e serviço na divulgação da gastronomia da Beira Côa e do Bucho Raiano.
Manuel Cipriano Nabais nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal e iniciou a carreira de magistrado como delegado do Ministério Público, sendo depois Juiz de Direito em diversas comarcas. Tornou-se mais tarde Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Évora, ao qual presidiu durante anos e de onde saiu para assumir o lugar de Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Tem participado regularmente nas actividades da confraria.
A terceira personalidade que irá ser homenageada é o empresário Manuel Gouveia, natural de Sortelha, concelho do Sabugal, a quem será igualmente atribuída categoria de Cavaleiro da Confraria. Empresário de sucesso em diversos ramos de actividade, Manuel Gouveia, tem sido um dos grandes beneméritos do concelho, ajudando algumas obras sociais, como é o caso do lar da terceira idade da sua terra natal, cujos encargos de instalação assumiu por inteiro. Tem vindo igualmente a apoiar a Confraria do Bucho Raiano, oferecendo um dos vinhos da sua produção para Vinho Oficial da Confraria.
O Capítulo também homenageará a Engenheira Felismina Rito Alves, atribuindo-lhe um diploma de Honra, tendo em conta o seu contributo para a divulgação do bucho. Enquanto funcionária da Câmara Municipal Felismina Rito destacou-se pela organização dos Roteiros Gastronómicos em que se promoveram a gastronomia e os restaurantes do concelho, e foi a organizadora da candidatura do bucho raiano ao concurso das sete maravilhas gastronómicas realizado no ano de 2011.
São já confrades honorários da Confraria António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rasteiro, presidente da Junta de Freguesia, Manuel Leal Freire, advogado e escritor, Manuel Joaquim Rito, empresário, e Santinho Pacheco, o último governador civil da Guarda.
Receberam diplomas de honra da confraria a Casa do Concelho do Sabugal e a LocalVisão Tv da Guarda.
plb

Anúncios