O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma das instituições de ensino superior que integra o consórcio ERASMUS CENTRO (EC), apresentado ontem (31 de Janeiro) no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC).

O Erasmus Centro é um projecto pioneiro e o primeiro consórcio regional criado no nosso país, integrando os Institutos Politécnicos da Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Viseu, assim como empresas e entidades da sociedade civil. Fortalecer e aprofundar a ligação entre o ensino superior politécnico e o mercado de trabalho são os seus principais objectivos. De referir que este consórcio visa, ainda, promover estágios profissionais em países europeus e proporcionar estágios em Portugal a estudantes europeus.
O Presidente do IPG, Constantino Rei, considera que «para além de se tratar de uma iniciativa destinada a completar a valorização e formação dos estudantes, o consórcio assinala uma nova era no relacionamento entre instituições de ensino superior, que, mantendo a sua identidade e independência, decidem cooperar por objectivos comuns». Constantino Rei disse esperar que esta iniciativa seja «brevemente alargada, no âmbito da POLITÉCNICA (Associação dos Politécnicos do Centro), a outras áreas como a investigação, potenciando assim sinergias e racionalizando recursos».
Na cerimónia de apresentação pública do Erasmus Centro, realizada em Coimbra, estiveram presentes, entre outros, o Secretário de Estado do Ensino Superior, os Presidentes dos Institutos Politécnicos envolvidos e a directora da Agência Nacional da PROALV.
Este projecto, sendo o primeiro Erasmus regional do País, representa 34 mil estudantes, 16 associações empresariais, 41 empresas, cinco câmaras municipais, seis associações da sociedade civil e uma parceria com o Conselho Empresarial do Centro.
O consórcio Erasmus Centro assenta em cinco princípios fulcrais: o princípio da rotatividade da coordenação; princípio da harmonização; princípio de descentralização; princípio de monitorização e princípio de flexibilidade.
plb (com IPG)

Anúncios