O Núcleo da Guarda da Quercus organiza, no fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro, o Curso de Formação para Educador Ambiental, que fornecerá conteúdos teóricos e metodologias práticas sobre o que é ser, hoje em dia e à luz das necessidades das sociedades actuais, um educador ambiental.

Segundo a Quercos, «aquele que se intitula de Educador Ambiental assume uma importância de extrema relevância, a nível de preparação, comunicação e divulgação através de “campanhas/investigação” integradas no âmbito da informação e divulgação ambiental».
Tem-se verificado um crescente recrutamento de pessoas com este tipo de formação, nomeadamente por entidades e empresas privadas de diferentes áreas, segundo dados da Comissão Europeia.
O futuro passa por «uma compatibilidade equilibrada com o ambiente, correspondendo às exigências de mercado e consumo de um modo cada vez mais sustentado em que se exige uma reorganização e estruturação de mentalidade na adopção de um comportamento ambientalmente consciente», diz ainda o Núcleo da Guarda da Quercus no comunicado que divulgou acerca do assunto.
O curso de Educação Ambiental que a Quercus proporciona pode garantir aos participantes «a oportunidade de vivenciar metodologias utilizadas em Educação Ambiental, como dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, arte-educação, visualização criativa, actividades práticas, de sensibilização e de integração».
Informações e inscrições podem ser solicitadas para o endereço electrónico guarda@quercus.pt.
plb