A Câmara Municipal de Matosinhos agraciou o escritor sabugalense Manuel António Pina com a Medalha de Mérito Dourada, por ocasião da sétima edição da Festa da Poesia, em cerimónia realizada no dia 8 de Dezembro.

Dezenas de amigos e admiradores da obra literária de Manuel António Pina marcaram presença na homenagem que a Autarquia lhe prestou.
Segundo uma nota divulgada pelo Município, o vencedor do Prémio Camões 2011, que foi aplaudido de pé, enalteceu o carinho com que foi acolhido. «É bom sermos amados», disse o escritor e jornalista.
Ao lado do presidente da Câmara, Guilherme Pinto, Manuel António Pina agradeceu a homenagem: «Todos nós gostamos de ser conhecidos, é uma forma de sermos amados. Agradeço, por isso, esta homenagem e fico particularmente feliz por ser neste local, ou seja, na Biblioteca Florbela Espanca, e nesta altura, na Festa da Poesia».
O poeta nascido no Sabugal em 1943 recordou que estamos a passar por tempos difíceis, «tempos de prosa, a pior das prosas». Por isso considerou que é um verdadeiro milagre a existência, desde há sete anos, da Festa da Poesia promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos. «Esta sobrevivência da Festa da Poesia é algo misterioso e o facto de a Autarquia de Matosinhos não a considerar apenas “gordura” é, no mínimo, admirável», confessou. «Nesta Câmara, não se fala de poesia. Faz-se! E não dá votos, não dá lucro… Então porquê? É admirável e por isso mais me honra e mais me torna feliz este reconhecimento nesta casa», concluiu.
O presidente da Câmara agradeceu as palavras elogiosas de Manuel António Pina, mas discordou da ideia de que a poesia não dá «lucro». O autarca explicou que a Cultura é uma das estratégias mais poderosas para fomentar o desenvolvimento de Matosinhos, terra de mar, que é, cada vez mais, o porto das artes: «Este é o porto das artes, o porto onde chega quem gosta de teatro, de arte, de música, de cultura», explicou Guilherme Pinto, que seguidamente elogiou Manuel António Pina, destacando o seu olhar arguto e a sua «escrita acerada, atenta e rigorosa».
plb

Anúncios