A Confraria do Bucho Raiano, com sede no Sabugal, esteve representada no X Capítulo da Confraria dos Nabos e Companhia, realizado em Carapelhos (Mira), através dos confrades Francisco e Rosa Santos, que num apontamento breve nos retratam o acontecimento.

No passado dia 3 de Dezembro, realizou-se em Carapelhos, Freguesia do Concelho de Mira, o X Capítulo da Confraria dos Nabos e Companhia. Esta Confraria, uma das poucas oriundas de uma aldeia, foi criada em 1 de Janeiro de 2000 tendo em vista a divulgação dos nabos, dos grelos de nabo e de outros produtos oriundos da terra, hoje produtiva.
A concentração iniciou-se na noite do dia 2 com um belo jantar, servido às Confrarias presentes e cujo aperitivo, para além dos enchidos locais, foram os, já famosos, berbigões na brasa. As comemorações prosseguiram no dia 3, com o Nabo de Honra (lauto pequeno almoço) seguido do desfile das 50 confrarias presentes que, enquadradas pela actuação dos Gaiteiros das Astúrias e pelo «Us sai de gatas», seguiram em direcção à Igreja local onde foi celebrada Missa de bênção dos Confrades. Novo desfile se seguiu para a Sede da Confraria onde foi servido um Espumante de Honra e propiciada uma visita ao Museu da Confraria.
As cerimónias culminaram com a entronização de novos confrades e com a distribuição de lembranças às Confrarias presentes. Seguiu-se um excelente almoço, em ambiente informal e familiar.
De registar ainda que fomos muito bem recebidos, nomeadamente pelo Grão Mestre da Confraria, Fábio Ventura (na fotografia em anexo), tendo a Confraria do Bucho Raiano suscitado curiosidade e inúmeras intenções de próximas visitas.”
Rosa & Francisco Santos

Anúncios