Quatro serviços do Hospital da Guarda atingiram graus de excelência de nível II e III, em 2010, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde.

A agência Lusa, citando Adelaide Campos, directora clínica do Hospital Sousa Martins (HSM), unidade hospitalar que está integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) informou que «os serviços de ortopedia, pediatria e obstetrícia estão todos no nível de excelência II, exceptuando o de ginecologia que está no nível III».
Adelaide Campos referiu ainda que os serviços do HSM avaliados no ano passado estão todos «com bom potencial de crescimento e de desenvolvimento».
Adiantou que a direcção da ULS da Guarda iniciou em 2011 a avaliação do serviço de cirurgia em ambulatório e a tendência é para, em 2012, ser proposta a avaliação da segurança no doente.
A responsável lembrou que a apreciação dos serviços do hospital foi iniciada em 2009, tendo a unidade de saúde integrado o projecto-piloto da ERS, que começou com cerca de 20 hospitais.
Segundo o sistema de avaliação aplicado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a classificação dos serviços é feita em três níveis: nível III (nível máximo de excelência clínica, prestador posicionado na categoria de classificação superior), nível II (nível médio de excelência, categoria de classificação intermédia) e nível I (categoria de classificação inferior).
plb

Anúncios