A Associação Salvador promove, entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro, palestras de sensibilização acerca da deficiência motora, em Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança. A iniciativa pretende desmistificar preconceitos sobre o tema.

Na Guarda a iniciativa terá lugar no próximo dia 1 de Dezembro, pelas 14h30, na Sala Dr. Almeida Santos da Câmara Municipal da Guarda. Trata-se de uma palestra de sensibilização sobre deficiência em que cinco oradores, com diferentes tipos de deficiência motora, irão abordar vários temas, como educação, emprego, desporto e família, tendo como objectivo desmistificar preconceitos. A entrada é livre.
No decorrer das palestras falar-se-á da integração social de pessoas com deficiência motora através do desporto adaptado, empreendedorismo, integração profissional, percurso escolar, vida familiar, acessibilidades, entre outros, mostrando como as pessoas com deficiência podem ter vidas perfeitamente normais. Haverá também uma exposição interactiva sobre alguns dos temas acima referidos.
Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador, justifica a iniciativa referindo que «desde que me desloco numa cadeira de rodas que me deparo com muitas atitudes preconceituosas que, muito honestamente, me surpreendem e entristecem, pois muitas pessoas não conseguem perceber que as pessoas com deficiência não são “coitadinhas” e podem ser felizes e realizadas. O nosso objectivo com esta iniciativa é combater as percepções negativas sobre a deficiência, facilitando assim a nossa integração social».
Os oradores serão Salvador Mendes de Almeida (com 29 anos, apresentador de um programa de televisão na RTP e co-autor de dois livros sobre o tema), Carlos Lourenço (artesão com 53 anos, casado e pai de quatro filhos), Carlos Nogueira (44 anos, divorciado, dois filhos, funcionário da Câmara Municipal de Lisboa), Filipa Bento e Filomena Franco (atleta de alta competição na modalidade de remo, com 36 anos).
A palestra a realizar na Guarda insere-se numa iniciativa mais vasta, designada «Semana das Capacidades», pela qual a associação pretende assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de Dezembro, contando com o apoio dos mecenas da Associação Salvador – Semapa e Banco Espírito Santo.
A semana das Capacidades inicia-se no dia 28 de Novembro, em Beja, no dia 29 estará em Portalegre e no dia 30 em Castelo Branco. Depois de passar pela Guarda, o ciclo de palestras acaba em Bragança, no dia 2 de Dezembro.
A Associação Salvador, que tem sede em Lisboa, possui o estatuto de utilidade pública e tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade.
plb

Anúncios