A Câmara Municipal de Matosinhos vai prestar homenagem ao poeta sabugalense Manuel António Pina, por ocasião da sétima edição da Festa da Poesia, que se realiza nos dias 7 e 8 de Dezembro.

Apesar das limitações financeiras o município matosinhense programou uma iniciativa ao nível das edições anteriores, voltada para diversos públicos. A grande novidade da edição deste ano é a homenagem a um nome sonante da Literatura Portuguesa, recentemente galardoado com o Prémio Camões.
Exposições, debates, leitura de poemas, são algumas das iniciativas previstas para a realçar a obra do autor sabugalense Manuel António Pina.
Do primeiro dia da Festa da Poesia, a 7 de Dezembro, haverá a iniciativa «Nota a Nota», que se trata de uma «Oficina de música para crianças», a realizar na Sala do Conto.
No mesmo dia, à tarde, realiza-se uma oficina prática, designada «A sublimação do real a partir da poesia de Manuel António Pina», no Espaço Adulto e Ciências. Seguidamente falar-se-á de Florbela Espanca, num retrato psicológico, a traçar numa conferência proferida por Manuela Rocha dos Santos, no Fundo Local/Adultos.
Na iniciativa «Poesia Reunida», Manuel António Pina volta a estar presente, na performance musical com José Jorge Letria (voz), Laura Ferreira (voz), José Soares (guitarra) e Gustavo Roriz (contra-baixo), a realizar no Átrio.
No segundo dia, 8 de Dezembro, terá lugar, pelas 15 horas, a inauguração da exposição «Manuel António Pina – Homenagem», também no Átrio, a que se seguirá uma intervenção por parte do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que homenageará o poeta vencedor do Prémio Camões de 2011.
A Festa da Poesia continuará no auditório, com a apresentação do documentário «Um sítio onde pousar a cabeça», produzido da autoria de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo.
Haverá depois um debate com o autor homenageado, Manuel António Pina, e o também escritor Germano Silva.
A terminar será lançado o novo livro de Manuel António Pina, «Como se desenha uma casa», seguido de leitura de poemas do autor e uma conversa com Luís Miguel Queirós.
plb

Anúncios