A Câmara Municipal do Sabugal está a desenvolver um projecto designado «Rede Digital de Educação e do Conhecimento», que foi candidatado ao Programa Operacional Regional do Centro, com vista a garantir o seu financiamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No âmbito do projecto a Câmara Municipal do Sabugal implementou nas escolas EB1 do Sabugal e EB1 do Soito um sistema de equipamentos informáticos e de rede que comportam ligações para acesso a aplicações partilhadas, à Internet e a recursos educativos por parte dos professores e alunos.
Implementou-se também em todas as escolas EB1 do concelho do Sabugal uma plataforma de ensino assistido integradora de conteúdos digitais e sistema de informação para a gestão escolar. Essa plataforma inclui conteúdos digitais das diversas disciplinas curriculares; manuais de Inglês para os diferentes anos de escolaridade; vários perfis de acesso para os agentes envolvidos no projecto; indicadores sobre desempenho dos alunos e escolas; bem como aplicações de gestão em diversas vertentes da acção escolar.
Encontram-se já em fase de desenvolvimento os seguintes componentes do projecto:
– Ligação dos estabelecimentos de ensino do concelho do Sabugal em rede;
– Criação do Portal de Educação e do Conhecimento do concelho do Sabugal;
– Criação de uma plataforma de e-learning para os diferentes graus de ensino;
– Reformulação do Centro de Dados da Câmara Municipal e aquisição de uma nova infra-estrutura de hardware;
– Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas;
– Criação do Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes;
– Aumento da largura de banda de acesso à Internet nas escolas e na Câmara Municipal.
O projecto prevê um investimento de cerca de 350 mil euros, podendo vir a garantir-se um financiamento de 80% desse valor através do FEDER.
plb