O efectivo dos postos da GNR do Sabugal e do Soito foi recentemente reforçado em mais cinco e quatro militares, respectivamente, facto que lhes confere uma maior capacidade operativa.

Tenente-Coronel Cunha RasteiroDos 28 efectivos que o Comando Territorial da Guarda da GNR recebeu para reforço do dispositivo em todo o distrito, nove foram colocados no concelho do Sabugal, o que representa a afectação a este concelho de 33 por cento do reforço total recebido pelo comando. Com o reforço de elementos agora concretizado, o posto do Sabugal passou a contar com 23 efectivos e o do Soito conta agora com 14 militares para o serviço.
O Tenente Coronel Luís Cunha Rasteiro, do Comando Territorial da Guarda da GNR, abordado pelo Capeia Arraiana sobre esta situação, considera que «o reforço agora garantido aos postos do Sabugal e do Soito, cujos efectivos estavam desfalcados, permite aumentar a capacidade de patrulhamento e de policiamento de proximidade nas respectivas áreas de intervenção».
Para este oficial da GNR, ele próprio natural do Sabugal, e há muito colocado no comando da Guarda, o reforço de quatro militares no posto do Soito vai-lhe permitir «projectar mais uma ou duas patrulhas por dia para as 20 freguesias que tem sob a sua responsabilidade». No referente ao Sabugal os cinco elementos agora recebidos «garantem, para além de um maior numero de patrulhas nas aldeias, um reforço do policiamento de proximidade na própria cidade, nomeadamente junto das escolas e do comércio», assim contribuindo para um maior sentimento de segurança por parte da população.
O Sabugal vem sendo um concelho seguro, onde os casos de criminalidade violenta, assaltos e roubos não tem acontecido com demasiada frequência, quando comparado com outros concelhos do próprio distrito, mas o recente caso de um assalto a mão armada a uma farmácia da cidade, faz relevar a importância de haver uma boa capacidade de intervenção da parte da força de segurança local. A situação de crise económica e social hoje se vive, aliada ao fenómeno crescente da criminalidade itinerante, podem potenciar um aumento dos actos de natureza criminal, dai a importância do reforço dos efectivos da GNR nos dois postos que existem no concelho.
plb

Anúncios