No Sábado, dia 5 de Novembro, apesar de haver poucos cogumelos, as 62 pessoas que se inscreveram e participaram na jornada dos cogumelos não deram, certamente, o tempo por mal empregue. Tanto espanhóis como portugueses foram unânimes em afirmar que foi um excelente dia de convívio.

José Manuel Campos - Presidente Junta Freguesia Fóios - Capeia ArraianaA grande maioria das pessoas chegaram ao Centro Cívico um pouco antes das 10 horas e foi-lhes servida uma jeropiga acompanhada de uns bolos e de um paté de cogumelos que o amigo Florêncio Ramos empresário, de Navasfrias, nos havia oferecido.
Quando se chegou ao campo, 10h30, o Sr. Eng.º Gravito, Técnico do Ministério da Agricultura, proferiu uma pequena palestra para, de seguida, todas as pessoas entrarem na mata e procurarem os cogumelos como se de ouro se tratasse.
Os cogumelos, não comestíveis, amanita muscaria, abundavam em maior número mas, mesmo assim ainda se encontraram alguns boletos e alguns macrolepiotas, vulgarmente conhecidos por cogumelos do anel, que permitiram que o Sr. Eng.º Gravito pudesse ter dado as explicações convenientes.
Por volta do meio-dia o grupo regressou ao Centro Cívico em cujo auditório o Eng.º Gravito deu a grande lição.
As pessoas, comodamente instaladas, assistiram à projecção de fotografias, dos mais variados fungos, que iam sendo comentados pelo Técnico.
No final da palestra e mesmo em frente do edifício, fizeram-se algumas fotos de grupo para, de seguida, todas as pessoas se dirigiram para o restaurante Eldorado onde foi servida uma refeição a fazer inveja a algumas bodas.
O meu amigo Marcelo, alcalde de Hoyos, que chefiava uma delegação dessa simpática localidade e outros amigos de Valverde del Fresno, reconheceram e elogiaram toda a acção e disseram que jamais poderão esquecer o excelente cabrito e o excelente queijo de Foios.
Já quase ao cair da noite ainda houve tempo para algumas pessoas do grupo se terem dirigido até à central de camionagem do Sabugal onde a Câmara e a Empresa Sabugal+ haviam promovido um magusto no âmbito das actividades que durante esse dia decorreram na cidade do Sabugal. Prova de atletismo e exposição e venda dos produtos locais e regionais.
Gostaria ainda de dizer que o empresário de Navasfrias, comprador e transformador de cogumelos e de outros produtos silvestres, teve patente uma exposição tendo alguns dos participantes adquirido alguns produtos.
Foi também com prazer que recebi e cumprimentei a Sr.ª Dr.ª Ana Charters, actualmente a trabalhar com o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, que também se dignou participar na jornada micológica acompanhada do marido e de um outro casal.
Termino como por cá se costuma dizer: «Se Deus nos der sorte e saúde p`ró ano há mais».

«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos
(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com

Anúncios