Militares da GNR, da Secção de Investigação Criminal do Comando Territorial da Guarda, efectuaram uma busca domiciliária numa residência em Adão, concelho da Guarda, tendo apreendido duas armas de fogo ilegais, uma caçadeira de calibre 12 mm e uma pistola de calibre 6,35 mm.

Operação STOP da GNRSegundo o comunicado semanal da GNR da Guarda, a apreensão aconteceu no dia 6 de Outubro, no âmbito de um inquérito a correr termos no Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Especificas, por crime de violência doméstica. Para além das armas foram ainda apreendidos 15 cartuchos e 9 munições.
Em consequência da descoberta das armas e munições ilegais, foi detido o homem residente na morada, de 57 anos de idade, que foi presente ao Tribunal Judicial da Guarda, que o sujeitou à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
No dia 3 de Outubro, o Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel deteve em flagrante delito, dois indivíduos de 42 e 58 anos de idade, residentes em Ervedosa, concelho de Pinhel, por crime de burla a um casal de idosos, residentes em Coriscada, concelho de Mêda. Os suspeitos tentavam celebrar um negócio de venda de um animal de raça asinina (um burro), aproveitando-se da idoneidade e vulnerabilidade do casal, para receberem em troca uma quantia mais elevada do que o real valor do animal, pressionando constantemente as vítimas.
Os factos foram participados ao Tribunal Judicial da Mêda, sendo imposta aos detidos a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Marcando o início da época venatória, a GNR levou a efeito, no dia 5 de Outubro, uma acção de fiscalização em todo o distrito da Guarda, tendo em vista verificar a legalidade do exercício da caça por meios e métodos contrários aos legalmente definidos, quer nos locais autorizados para a sua prática, quer nos itinerários de acesso e regresso dos mesmos. Foram fiscalizados 150 caçadores, o que resultou na elaboração de seis autos de contra-ordenação por diversas infracções à legislação da caça. Foi ainda apreendida uma arma de caça, sete cartuchos e respectivos documentos, uma vez que o caçador tinha a validade da carta de caçador expirada.
plb

Anúncios