A Fundação Cidade de Guimarães anunciou que o escritor, galardoado com o Prémio Camões, Manuel António Pina, está entre as «personalidades da cultura» cooptadas pelo conselho geral da instituição.

Em reunião de 28 de Setembro o conselho geral da Fundação, presidido pelo ex-presidente da república Jorge Sampaio, aprovou a entrada de nomes prestigiados da cultura portuguesa, como Miguel von Hafe Pérez, diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela, Manuel António Pina, escritor e jornalista, Francisco Seixas da Costa, embaixador em Paris, e António Mega Ferreira, escritor e presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém.
A Fundação Cidade de Guimarães e a entidade responsável pela programação cultural da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
No ano 2012 a cidade de Guimarães acolhe um grande encontro de criadores e criações, como música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança, artes de rua. A iniciativa proporciona o cruzamento de produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de todo o ano, a cidade será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
Trata-se de um projecto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que visa aumentar a qualidade de vida, contribuindo para a regeneração urbana, social e económica, promovendo transversalmente o acesso à cultura e valorizando o território e o património colectivo.
A presença do escritor sabugalense Manuel António Pina no conselho geral da Fundação, advém do prestígio que esta presença pode proporcionar a uma iniciativa que se concretiza num vasto e ambicioso programa cultural.
plb

Anúncios