Os instrutores da Academia Egitaniense de Karate Shotokan (AEKS) Rui Jerónimo, Carla Jerónimo, José Jerónimo, Eduardo Rafael e Dídia Gonçalves, estão a frequentar o 5º Curso de Qualificações de Treinadores/Árbitros/Examinadores da Japan Karate Association – Portugal.

O Curso iniciou-se no dia 24 de Setembro, em Alverca do Ribatejo, e terá a duração de três anos lectivos. Para os formadores idos da Guarda, «este é não só um investimento a longo prazo, que permitirá no futuro uma ascensão na carreira enquanto treinadores, árbitros e examinadores a nível internacional, mas serve também para que desde já todos os praticantes de Karate adquiriram bases e conhecimentos sólidos que os acompanharam no seu treino», afirmou Rui Jerónimo num comunicado dirigido à imprensa regional.
Outra novidade do Karate da Guarda, foi a presença de Rita Morgado, da AEKS, no dia 25 de Setembro, em Vila do Conde, em mais um Treino Nacional de Selecção. Rita foi novamente convocada para integrar os trabalhos de selecção nacional, com vista à preparação dos atletas para as provas internacionais que se avizinham. Carla Jerónimo, treinadora da AEKS acompanhou a jovem atleta.
Entretanto, surgiu no distrito da Guarda a Portugal Kyokai Karate-Do Shotokan (PKKS), recente associação formada por vários clubes do distrito, como entidade sem fins lucrativos, cujo objecto principal é o ensino do Karate.
A nova associação de Karate de carácter nacional é uma velha aspiração da região, na medida em que ligará os vários clubes directamente à Federação Nacional de Karate, sem a necessidade de passarem por outras associações com sede em grandes Cidades como Lisboa ou Porto.
«Todos os praticantes filiados na PKKS passarão a partir deste momento a ser contabilizados pelo Instituto Desporto Portugal como desportistas da região da Guarda», afirmou Rui Jerónimo, que foi eleito para presidente da direcção.
Fazem parte da nova associação nacional os seguintes clubes: Academia Egitaniense de Karate Shotokan (Sequeira, Piscinas e Liceu), Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel e Karate Shotokan Trancoso. Todos os membros dos Órgãos Sociais são do Distrito, tendo sido.
O presidente associação descreve os objectivos da nova estrutura: «melhorar toda a organização estrutural e regulamentação dos quadros de formação e competição do Karate a nível do Distrito, para que os praticantes possam usufruir de todos os benefícios deste Desporto, e ao mesmo tempo seja feita uma correcta promoção do Karate como Desporto de Formação e Competição».
plb

Anúncios