No sábado, dia 17 de Setembro, às 21h30, há teatro no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), com uma peça bem humorada, intitulada «Especialistas», apresentada pelo Teatro Meridional.

A peça é um espectáculo crítico, que desvenda um pouco da vida e linguagem dos chamados «Especialistas», que agora proliferam nas sociedades contemporâneas.
«Eles trabalham arduamente no sentido de clarificarem as causas de acontecimentos nas suas áreas de competência, fechando-as em linguagens e técnicas só por eles dominadas, fazendo-nos crer que só tem acesso a esse conhecimento os seus pares que vivem e dominam essa mesma área de intervenção, na qual são insubstituíveis, tudo explicando e mantendo a inviolabilidade e inacessibilidade dos seus conceitos. Perante tal aura de mistério, o comum dos mortais sente-se naturalmente demitido, por não se encontrar na posse de tão complexa competência. E “as suas palavras” são cada vez mais, as palavras de ordem da democracia. A preparação de Comunicações Especializadas para uma CIMEIRA, de 4 Personagens Especialistas, será o pretexto para se falar deste mecanismo das sociedades actuais, que torna o exercício da democracia num fenómeno muito parecido com a ordem das ditaduras», refere a sinopse do espectáculo.
«Especialistas» tem a direcção artística de Miguel Seabra e Natália Luiza, a encenação de Miguel Seabra e a interpretação de Emanuel Arada, Filipe Costa e Rui M. Silva.
Trata-se de um espectáculo apresentado no âmbito da rede 5 Sentidos (Teatro Municipal da Guarda, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato, Teatro Maria Matos e Teatro Virgínia).
plb (com TMG)