Frank Gehry, o consagrado arquitecto norte-americano vai assinar o projecto da nova unidade hoteleira cinco estrelas, do empreendimento turístico Cegonha Negra Golf Resort & SPA, a edificar em Gonçalo, concelho da Guarda, cuja conclusão está prevista para 2014.

O contrato com o arquitecto foi assinado no dia 18 de Agosto, no seu atelier em Los Angeles, entre o promotor do complexo turístico (o empresário Alexandre Abreu) e Frank Gehry, estando presente o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente.
O Cegonha Negra Golf Resort & SPA é um empreendimento turístico, para que está previsto um investimento de 66 milhões de euros e que criará 240 postos de trabalho. O projecto, a construir na Quinta da Bica, incluirá ainda a edificação do Museu da Draga e um campo de golfe 18 buracos, desenhado por Severiano Ballasteros.
O projecto parte de uma estrutura existente desde 2003, que oferece actualmente um campo de golfe de nove buracos, um restaurante (recomendado pelo guia Michelin), um ginásio e uma discoteca.
O Cegonha Negra Golf Resort & SPA integrará ainda um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas, um medical SPA , num investimento que ronda os 25 milhões de euros.
A Câmara da Guarda e a Assembleia Municipal reconheceram já o interesse municipal do projecto, que contribuirá para a promoção turística e a dinamização económica da região.
Frank O. Gehry tem assinado projectos arquitectónicos de referência, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha. Entre os variados galardões que recebeu encontra-se o prémio Pritzker Prize, em 1989. O seu trabalho mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.
plb

Anúncios