Lembrei-me daquela canção da luso-brasileira Carmen Miranda «O que é que a baiana tem?» a propósito do Crato…

Ramiro Matos – «Sabugal Melhor»E porquê?
Pois porque o Crato é um Concelho do Alto Alentejo com condições sócio-territoriais muito mais adversas que o nosso Concelho.
Se não, vejamos:
O Concelho é constituído por apenas 6 freguesias, com uma área total de 398 km², menos de metade da área do nosso Concelho (826,7 km²).
O Crato tinha, segundo os Censos de 2011, 3.786 habitantes, o que significa uma diminuição de 12,9% face a 2001, e uma perda acumulada desde 1991 de 25,2%, isto é o Crato perde um quarto da sua população em 20 anos, numa evolução idêntica à do Concelho do Sabugal!
O Concelho do Crato fica distante da cidade de Lisboa 221 km, e distante 47 km da A23, uma situação mais desfavorável que a do Sabugal, a que se deve ainda somar a distância muito maior ao Porto e a Espanha. A sua proximidade a Évora está prejudicada pelas novas acessibilidades, via auto-estrada, a esta cidade.
Do ponto de vista de motivos de atracção, o Crato fica claramente a perder face ao nosso Concelho, pois para além de algum património edificado na sede do Concelho, apenas se salienta a Pousada do Convento Flor da Rosa.
Então o que é que o Crato tem que o Sabugal não tem?
Tem o Festival do Crato que, começando há 27 anos como uma Feira de Artesanato e Gastronomia, se afirma hoje como um festival de grande valia no panorama de festivais de Verão.
A edição deste ano, começou a 24 e termina a 27 deste mês, salientando-se:
– O programa musical com os Expensive Soul, os Deolinda, os Clã, Gabriel O Pensador, os Gotan Project, entre muitos outros;

– A Feira de Artesanato com várias dezenas de expositores;
– O Festival de Gastronomia garantido por dois restaurantes oficiais que, durante os 4 dias servirão nos espaços para isso preparados os pratos tradicionais do norte alentejano;
– Um conjunto de actividades paralelas, desde exposições várias até a uma corrida de touros e ao Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo.
Durante os dias do Festival está preparado um espaço para campismo.

Mais não digo, porque acredito que já todos perceberam «O que é que o Crato tem», e porque é que eu falo dele…
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
rmlmatos@gmail.com