O grupo de forcados «Aposento da Moita» exibiu-se, na passada sexta-feira, dia 12, do corrente mês de Agosto, na bonita praça de toiros da cidade transmontana que tem por nome Vinhais.

José Manuel Campos - Presidente Junta Freguesia Fóios - Capeia ArraianaApesar da bravura dos toiros o grupo soube comportar-se à altura e não deixou os créditos por mãos alheias.
Como o grupo destes jovens e destemidos rapazes tinha contrato para actuar no domingo, dia 14, na praça de toiros de Aldeia da Ponte fui contactado, na qualidade de Presidente da Junta, para ver da hipótese do grupo poder dormir na pousada dos Foios onde, como já vai sendo do conhecimento geral, possuímos quarenta e duas camas.
Acedi, de bom grado, ao pedido e foi com imenso prazer e gosto que cedemos as nossas instalações a esses briosos rapazes.
Antes do almoço, que aconteceu no restaurante local «Eldorado» por volta das 13 horas, foram feitas algumas fotos de grupo que todos guardaremos para a prosperidade.
Alguns dos jovens forcados ainda me disseram que talvez viessem à capeia dos Foios que vai ter lugar no dia 23 do corrente mês de Agosto, e perguntaram-me se seria possível poderem dormir nos nossos aposentos.
Respondi-lhe afirmativamente muito embora também já estejamos comprometidos com um grupo de jovens de Aveiro que também vêm passar as festas dos Foios. Mas como as instalações comportam quarenta e duas camas haverá, certamente, lugar para todos.
Interpretando fielmente o sentimento de todos os fojeiros aproveito para desejar os maiores êxitos a estes simpáticos e valentes rapazes.
Já tinha ouvido dizer que os forcados eram grupos de rapazes irreverentes e mal formados mas hoje constatei precisamente o contrário. De sangue na guelra, como convém, mas de uma educação e de uma correcção exemplar.
Venham sempre.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com