A Associação da Juventude Activa da Castanheira (AJAC) irá promover entre os dia 3 e 5 de Agosto, na Castanheira, um Festival ao qual chamámos de Sobressalto.

Castanheira - Festival Sobressalto - Agosto - 2011A Rua do Forno foi a escolhida para ser o palco principal deste Festival por dois motivos: tendo sido esta uma rua importante na existência da aldeia, e uma das mais movimentadas, pretendemos dar-lhe novamente o destaque que lhe é devido – mesmo que apenas por uns dias; e porque é nesta que se encontra o Forno Comunitário, que a par dos que vão animar este Festival, é um dos protagonistas, essencialmente por se encontrar desactivado há alguns anos.
Mas Sobressalto porquê? Porque queremos que os seus habitantes e visitantes se sintam sobressaltados quando ouvirem as notas das Fanfarras e das Bandas a entoar pela rua até aqui esquecida, mas que nesses dias recuperará o seu esplendor, e assim também se sintam parte deste Festival.
Mas além do Forno e dos grupos que estarão presentes, muito mais sobressaltará a Castanheira! Existirá um restaurante com serviço permanente, que servirá refeições e petiscos, e contamos também com a participação de diversas colectividades locais, para dinamizar ainda mais este evento, através da presença de barraquinhas de comes e bebes.
A animação musical ficará a cargo da Banda Filarmónica da Taipa, a Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense e a Orquestra de Sopros de Ourém, que se deslocarão à Castanheira ao abrigo de um intercâmbio criado entre elas e a Fanfarra Sacabuxa. Todas participaram no Concurso Nacional de Música, do qual a Sacabuxa saiu vencedor. Elas abrirão as hostilidades todos os dias às 19.30 com um desfile e pelas 21.30 horas, poderá assistir-se ao concerto das mesmas.
O final da noite será colorido com a alegria contagiante das Fanfarras – ou não fossemos nós orgulhosos conterrâneos da Fanfarra Sacabuxa que comemorará o seu nono aniversário durante o Festival. A par com a Sacabuxa teremos os Drama&Beiço, Farra Fanfarra e Bandalhada.
jcl (com AJAC)