A Câmara Municipal da Guarda lançou a segunda edição do Prémio Literário Manuel António Pina, para o qual se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 30 de Setembro de 2011.

Instituído pelo Município guardense com o objectivo de homenagear o escritor e poeta natural do Sabugal, o Prémio Literário é atribuído anualmente. Seguindo a alternância do género literário, esta edição de 2011 distinguirá obras de poesia.
O Prémio terá o valor pecuniário de 2.500 euros, montante que paga aos direitos de autor respeitantes à edição da obra premiada, que será garantida pela Câmara Municipal da Guarda, em parceria com a editora Assírio & Alvim.
Podem concorrer ao Prémio Literário Manuel António Pina autores portugueses com trabalhos inéditos de poesia, que cumpram os procedimentos previstos no respectivo Regulamento, que pode ser consultado aqui.
Nos termos do Regulamento, o júri será constituído pelo vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, pelo próprio escritor Manuel António Pina, por um representante da editora Assírio & Alvim e um outro da Associação Portuguesa de Escritores, podendo ainda ser chamada ao júri uma personalidade de reconhecido mérito.
A atribuição do Prémio Literário acontecerá em sessão solene, na cidade da Guarda, no dia 21 de Março de 2012, que corresponde ao Dia Mundial da Poesia.
plb