Com vista a relançar a agricultura no concelho do Sabugal, a Câmara Municipal vai constituir uma equipa de projecto, cuja missão é o desenvolvimento rural através da implementação de um programa mobilizador das sinergias e recursos existentes.

A reunião do executivo municipal do dia 22 de Junho aprovou a implementação do Programa de Desenvolvimento Rural e decidiu criar uma equipa de projecto para o implementar no decurso dos próximos dois anos.
O sector primário teve desde sempre uma grande importância na actividade económica do concelho, mas quase desapareceu com a emigração e com o consequente abandono dos campos, a que não foi alheia a politica europeia marcada pela atribuição de subsídios compensatórios à improdutividade do solo. A situação a que se chegou leva à ideia de que é imperioso relançar o sector primário, desenvolvendo-o como actividade produtiva fundamental, à qual importa afectar bons recursos. Este sector pode ser a alavanca que falta para o desenvolvimento das terras do interior.
A equipa agora constituída agirá com esse propósito, tentando coligir e disponibilizar informação para os agricultores e cooperar com os movimentos associativos.
A equipa é multidisciplinar e inclui um coordenador, sete técnicos superiores e um assistente técnico, todos dos quadros de pessoal da autarquia. Terá como missão implementar as acções tidas por fundamentais para relançar a agricultura, articular programas e medidas voltadas para o sector e dinamizar as parcerias entre as entidades envolvidas. Os objectivos estratégicos assumidos são o reforço da competitividade, o incentivo da produção com qualidade e com recurso à inovação, a melhoria da qualidade de vida dos produtores e o reforço do movimento associativo para que melhore a iniciativa dos agricultores e a defesa dos seus interesses.
A nova equipa ficará na dependência directa do presidente da Câmara, constituindo-se como uma estrutura autónoma da demais hierarquia da edilidade. A criação desta equipa de projecto foi apenas possível devido à recente reestruturação da orgânica dos serviços da Câmara Municipal do Sabugal, que prevê precisamente a existência de equipas de projecto, criadas por um determinado período temporal visando o cumprimento de uma missão específica, optimizando os recursos existentes e colocando-os ao serviço de questões estruturais para o concelho.
plb