Pela primeira vez o Sabugal será o ponto de partida de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, o que sucederá num importantíssimo e porventura decisivo contra-relógio individual que, na sétima etapa, ligará a cidade raiana à Guarda.

Embora sujeito a eventuais alterações, dadas por pouco prováveis, o diário desportivo A Bola revelou o percurso da 73.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que se realiza entre 4 e 15 de Agosto.
Com a região a sul do rio Tejo assim como o nordeste transmontano fora do percurso, uma das principais novidades é a estreia do Sabugal como ponto de partida, o mesmo sucedendo com a Trofa, que também figura pela primeira vez no início de uma etapa.
Outra novidade é o regresso da Covilhã, ultrapassadas as divergências de anos anteriores e a chegada no penúltimo dia à Sertã, repetindo o final de 1976 numa tirada que teve por vencedor Marco Chagas.
Face ao figurino das 10 etapas, a corrida afigura-se direccionada aos trepadores, com cinco finais em altitude – Senhora da Assunção em Santo Tirso (2.ª etapa), Senhora da Graça em Mondim de Basto (3.ª etapa), Gouveia (4.ª etapa) e Torre (8.ª etapa), a que se junta o importantíssimo contra-relógio entre Sabugal e Guarda (7.ª etapa) com cerca de 30 quilómetros. Com o prólogo a ser disputado em Fafe, os velocistas dispõem dos finais em Oliveira do Bairro, Viseu, Castelo Branco, Sertã e Lisboa.
Eis todas as etapas:
4 Agosto: Prólogo em Fafe
5 Agosto: 1.ª Trofa – Oliveira do Bairro
6 Agosto: 2.ª Ol. Azeméis – Senhora da Assunção
7 Agosto: 3.ª V. Castelo – Senhora da Graça
8 Agosto: 4.ª Lamego – Gouveia
9 Agosto: 5.ª Oliveira do Hospital – Viseu
10 Agosto: Descanso
11 Agosto: 6.ª Aveiro – Castelo Branco
12 Agosto: 7.ª Sabugal – Guarda (CRI)
13 Agosto: 8.ª Seia – Torre
14 Agosto: 9.ª Covilhã – Sertã
15 Agosto: 10.ª Sintra – Lisboa
plb