José Albano Marques, presidente da Federação Distrital da Guarda do Partido Socialista deu, em nome da estrutura partidária, o apoio à candidatura de António José Seguro na corrida à liderança do partido.

Em declarações à Lusa José Albano considera que «António José Seguro será o secretário-geral que poderá relançar o partido no caminho das vitórias», destacando a «determinação» e a «força de vontade» do candidato. O líder distrital socialista refere ainda que Seguro «reúne critérios únicos».
António José Seguro, embora natural de Penamacor (distrito de Castelo Branco), é militante do PS na Guarda e já desempenhou as funções de líder distrital, na altura em que António Guterres era secretário-geral do partido e primeiro-ministro.
Francisco Assis, o outro candidato assumido a secretário-geral, foi deputado pela Guarda, tendo liderado a lista de candidatos pelo distrito nas legislativas de Outubro de 2009, porém não mereceu a o apoio da distrital da Guarda, que assim se junta à grande maioria das federações do PS, que estão com Seguro na corrida.
plb