A Rebolosa, freguesia do concelho do Sabugal, acolhe pelo nono ano consecutivo o Festival de Acordeonistas e Tocadores de Realejo. A iniciativa terá lugar no largo de Santa Catarina, a partir das 15 horas do dia 19 de Junho (domingo).

O «encontro», que se realiza com o apoio da Fundação INATEL, tem como grande atractivo, a actuação dos consagrados acordeonistas José Cláudio e Catarina Brilha, dupla que actuará seguidamente ás intervenções individuais dos tocadores que querem demonstrar a sua destreza musical.
No dizer de Manuel Rei Barros, presidente da junta de Freguesia, «a Rebolosa promove este tipo de eventos culturais, contribuindo, assim, para que a tradição se mantenha e este instrumento musical não caia no esquecimento das gerações futuras».
O acordeão esteve sempre ligado à música popular do concelho do Sabugal, assim como o realejo. Era com estes instrumentos que os tocadores «amadores» ou «experientes», proporcionavam a música que animava os bailes e as sessões de cantigas ao desafio com que os raianos se divertiam no final das jornadas de trabalho, nos momentos de pândega ou nos dias festivos.
A importância desses instrumentos no imaginário popular levou a Câmara Municipal do Sabugal, há alguns anos, a desenvolver o projecto «Oficina de Acordeão», com o objectivo de ensinar e valorizar e divulgar a arte de tocar esse instrumento musical.
A Junta de Freguesia da Rebolosa, iniciou também há nove anos a divulgação da arte de tocar o acordeão e o realejo, promovendo o encontro de músicos populares que anualmente se realiza no verão.
plb