O PSD alcançou um resultado histórico no distrito da Guarda elegendo três dos quatro deputados e alterando o tradição equilíbrio (2 e 2) entre os PSD e o PS. O PSD venceu em todos os concelhos do distrito da Guarda tendo alcançado no concelho do Sabugal 3472 votos (48,20%) contra 2004 (27,82%) do PS.
No círculo eleitoral da Guarda o Partido Social Democrata elegeu três deputados – Manuel Meirinho, Carlos Peixoto e Ângela Guerra – e o Partido Socialista apenas um deputado – Paulo Campos – ficando de fora, como grande derrotado da noite, José Albano que se posicionava em segundo lugar. O distrito da Guarda elege quatro deputados e tradicionalmente têm sido divididos entre os sociais-democratas e os socialistas.
Manuel Meirinho em declarações à agência Lusa considerou que a candidatura do PSD alcançou «um resultado histórico». O Partido Social Democrata, liderado pelo politólogo independente, alcançou 46,32 por cento dos votos, elegendo três deputados. Já o PS conseguiu 28,31 por cento dos votos e elegeu apenas um deputado, o que já não ocorria desde 1995, altura em que os dois partidos passaram a eleger dois deputados cada.
«É um resultado histórico para o distrito, que expressa o esforço feito numa campanha de proximidade junto das pessoas, séria e serena, muito transparente e muito sóbria», afirmou à Lusa Manuel Meirinho, eleito deputado pelo distrito da Guarda, tal como Carlos Peixoto e Ângela Guerra. Segundo Manuel Meirinho, os eleitores do distrito «preferiram a seriedade a uma campanha feita de forma agressiva e com algum vazio do ponto de vista das ideias» e garantiu que o partido trabalhou para obter «uma grande vitória».
Quanto ao facto de a lista distrital ter sido liderada por um independente, disse que a «mistura» de militantes e de independentes «mostra aos eleitores que os partidos são estruturas abertas».
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS – 5-6-2011 |
DISTRITO DA GUARDA |
CONCELHO DO SABUGAL – FREGUESIA A FREGUESIA |
Vale de Espinho | Valongo do Côa | Vila Boa | Vila do Touro | Vilar Maior |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
(Clique nas imagens para ampliar.)
jcl
6 comentários
Comments feed for this article
Segunda-feira, 6 Junho, 2011 às 7:13
João Duarte
Relevante, para mim, é o facto de o PSD conseguir maior percentagem de votos em Aguiar da Beira do que no Sabugal, apesar do cabeça de lista ser natural do nosso concelho e em Aguiar da Beira ninguém o conhecer. Já o tinha aqui escrito e repito-o: não contam as pessoas, contam é os partidos… A onda estava favorável ao PSD… Vamos ver quanto tempo vão estar sem virem com o arrependimento. Eu , desde já, declaro que não me arrependo , nem arrependerei do meu voto de ontem…
Segunda-feira, 6 Junho, 2011 às 10:34
Luis Félix
É caso para dizer: Deus não dorme mas, desta vez, estava bem acordado.
Castigou a arrogância e a incompetência de quem nada faz pelas populações.
Segunda-feira, 6 Junho, 2011 às 17:56
joao valente
Às tantas, ainda não estava bem acordado! O tempo, dirá…
Segunda-feira, 6 Junho, 2011 às 15:54
Maria Irene Maria
Grande vitória. Ainda bem que o povo acordou.Só espero que os buracos das contas não sejam ainda mais profundos do que agente pensa,o anterior governo era exímio a camuflar e a deturpar o verdadeiro estado da nação.
Ao próximo governo Deus os ajude, vai ser muito difícil.
Segunda-feira, 6 Junho, 2011 às 17:17
João Duarte
Sr. Félix… Eu apontei… Dia 6 de junho de 2011..Cá estarei para ver o que fazem estes… Para mim são farinha do mesmo saco do FMI
Sexta-feira, 12 Outubro, 2012 às 22:05
João Duarte
Gostaria de saber, agora, o que têm a dizer o sr. Félix e a D. Maria Irene… Continuam com a mesma opinião?