O Jorge Esteves e o Ismael Marcos, dois repórteres da RTP Guarda, estiveram nos Foios para levarem a efeito uma reportagem sobre o contrabando. Foi hoje, dia 4 de Junho.

José Manuel Campos - Presidente Junta Freguesia Fóios - Capeia ArraianaEste trabalho foi, previamente, combinado com a Junta de Freguesia pelo que houve tempo para preparar os carregos e toda a restante logística.
As duas dezenas de pessoas que participaram neste evento chegaram junto do nascente do rio Côa por volta do meio dia tendo-se, todas elas, envolvido na confecção do almoço convívio que foi servido, nas gigantescas mesas graníticas, a partir das 13 horas.
Por volta das 15 horas, enquanto os repórteres da RTP preparavam os equipamentos, também os contrabandistas e os guardas-fiscais se preparavam para que todas as cenas se aproximassem, o mais e melhor possível, da realidade.
Enquanto as mulheres colocavam os produtos nas respectivas cestas os homens preparavam e colocavam os carregos nas costas de modo a que a viagem pudesse decorrer da melhor maneira.
A viagem iniciou-se e tudo se passava dentro da normalidade até que surgiu, do meio das canaveiras – torgas – um guarda-fiscal que parecia esperar e espreitar os contrabandistas tal como também o lince espera e espreita a sua presa favorita. Os coelhos.
O guarda fiscal apareceu, tão surpreendentemente, que não deu hipótese dos contrabandistas se pudessem ter escapado.
O guarda fiscal procurou fazer o serviço que lhe competia e os contrabandistas procuraram sensibilizar o guarda para que não lhes apreendessem os artigos que transportavam ou então que lhes deixasse algumas coisinhas para a desgraça não ser tão sentida.
As cenas foram, na verdade, muito engraçadas e próximas da realidade, e todos os participantes ficaram com vontade de repetir.
Anexo uma série de fotografias que ilustram bem a realidade dos factos.
O repórter Jorge Esteves ficou de nos confirmar o dia e hora em que o programa irá para o ar. Disse que será, provavelmente, segunda-feira, dia 6.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com

Anúncios