Na semana de 23 a 27 de Maio os cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar candidatos ao círculo eleitoral da Guarda serão entrevistados em directo, a partir das 11 horas, na Rádio Altitude. Num formato inovador vários cidadãos foram convidados a gravar previamente as perguntas que gostariam de formular aos candidatos no debate público da antena da rádio. Do mesmo modo, aproveitando a dinâmica da Rádio Altitude nas redes sociais, os seguidores no Facebook poderão colocar questões para serem respondidas ao longo da semana pelos entrevistados.

Estúdio - Rui Isidro - Ana Manso e Fernando Cabral - Foto de Rádio Altitude

A Rádio Altitude agendou para a semana de 23 a 27 de Maio entrevistas em directo, a partir das 11 horas da manhã, a cada um dos candidatos dos partidos com assento parlamentar. Num formato inovador vários cidadãos estão a ser convidados a formular perguntas, previamente gravadas. Do mesmo modo, aproveitando a dinâmica da Rádio Altitude nas redes sociais, os seguidores no Facebook poderão colocar questões para serem respondidas, durante as entrevistas, pelos cabeças de lista.
A série de entrevistas terá início na segunda-feira, dia 23, com José Pedro Branquinho (CDU), seguindo-se Manuel Meirinho, do PSD (terça-feira, dia 24), Paulo Campos, do PS (quarta-feira, dia 25), Emília Bento, do CDS-PP (quinta-feira, dia 26), e António José Baptista, do Bloco de Esquerda (na sexta-feira, dia 27).
Para terça-feira, 31 de Maio, a partir das 21.30 horas, está planeado um debate público entre os cabeças de lista dos principais partidos, que terá lugar no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda. António José Baptista (BE), Emília Bento (CDS-PP), José Pedro Branquinho (CDU), Manuel Meirinho (PSD) e Paulo Campos (PS) debaterão entre si as ideias, os programas e as propostas de cada candidatura, respondendo também, no final, a questões colocadas pelo público.
O Café Concerto do TMG estará aberto, sendo a assistência limitada à lotação da sala (aproximadamente 200 pessoas). O debate será gravado, para transmissão na Rádio Altitude durante a «Manhã Informativa» de quinta-feira, dia 2 de Junho.
A cobertura das acções de campanha será feita por diferentes equipas de reportagem da Rádio e integrada nas edições informativas habituais: na Manhã Altitude (entre as 7h00 e as 11h00) e nas edições das 12h30 e das 18h00.
Entre 23 de Maio e 3 de Junho, de segunda-feira a sexta-feira, a edição informativa das 18 horas incluirá um espaço de análise e comentário da campanha, com diferentes painéis de participantes, formados não só por colaboradores da Rádio Altitude em programas da actual temporada – «O Mundo Aqui» (segunda-feira), e «Quarto Poder» e «Semana Cruzada» (sexta-feira) – que durante estas duas semanas não terão, por isso, as habituais edições.
Esta operação informativa culminará com a emissão especial a iniciar às 19 horas de domingo, 5 de Junho, para acompanhamento da noite eleitoral.
A Rádio Altitude mantém, assim, a aposta na entrevista, no debate, na reportagem, no cruzamento de ideias e na ampla participação dos públicos – tal como faz ao longo das várias temporadas de programação, numa estação primordialmente informativa.
Além de ser a mais antiga rádio local portuguesa (em emissão desde 1948), é a rádio do distrito mais ouvida na Guarda, na região (Viseu, Guarda e Castelo Branco) e no Interior Norte, de acordo com os dados do Bareme Rádio 2010 da Marktest, o estudo-padrão sobre as audiências de rádio em Portugal.

1 – O Capeia Arraiana aceitou o desafio e deixou a seguinte questão aos cabeças de lista: «Se concordam e defendem a redução de deputados de 230 para o mágico número de 181 aproveitando para dar um sinal de que estão dispostos a «colaborar» nos sacrifícios que estão a pedir aos portugueses?»
2 – A imagem do arquivo da Rádio Altitude que ilustra esta notícia pertence ao programa «Quarto Poder» moderado por Rui Isidro e que coloca frente-a-frente os ex-deputados Ana Manso (PSD) e Fernando Cabral (PS).

jcl (com Rádio Altitude)

Anúncios