Realiza-se no dia 28 de Maio o quinto encontro de antigos alunos, professores e funcionários do Colégio do Sabugal, cuja concentração está marcada para o santuário da Senhora da Graça.

Ex-alunos e professores com José Diamantino dos SantosPelas 11 horas os antigos alunos encontram-se no recinto da Senhora da Graça, onde meia hora depois lhes será servido um «porto de honra». Às 12h30 haverá missa na capela do santuário e de seguida a comitiva desloca-se para a cidade do Sabugal, onde, pelas 13h30, se realizará o almoço de convívio, servido no restaurante do RaiaHotel.
As inscrições estão abertas e os interessados poderão marcar a sua presença contactando a Comissão Organizadora deste encontro de 2011: Fátima Freire (962918817), Ana Maria Coutinho (962345214), Manuel Soares Azevedo (933202788) e Manuel A. Nabais (963835665).
O Externato Secundário do Sabugal foi fundado em 1952 por José Diamantino dos Santos, que para além de proprietário foi também director do colégio. Pelo estabelecimento passaram milhares de jovens do concelho do Sabugal e de freguesias limítrofes, fazendo ali os seus estudos secundários.
Em 1986, o Externato fechou as portas, o que aconteceu após a chegada da Escola Secundária do Sabugal. Durante décadas o externato foi o único estabelecimento de ensino, superando a falta da escola oficial.
Os encontros de convívio vêm-se realizando anualmente, sendo um momento de grande amizade e de confraternização entre as várias gerações de alunos e professores que frequentaram as salas de aula do antigo colégio do Sabugal.
plb