A convite do Maire de Salaunes, localidade francesa, próxima de Bordeaux, uma delegação de Foios deslocou-se a França com o intuito de um dia poder ser feita a geminação Foios – Salaunes. O referido Maire, de nome Jean Mairie Castagneau, já se havia deslocado aos Foios, em 2009, acompanhado da adjointe (Josiane) e ficaram muito bem impressionados com os Foios e com toda a região.

José Manuel Campos - Presidente Junta Freguesia Fóios - Capeia ArraianaA pequena delegação de Foios foi constituída pelos representantes das diversas instituições: José Manuel Campos (Presidente da Junta de Freguesia), José Tavares (Presidente do Grupo Cultural e Desportivo e Presidente da Assembleia de Freguesia), José Leal (Presidente da Associação de Caça e Pesca), António Sanches (em representação da Comissão de Melhoramentos que gere o Lar da 3.ª Idade).
O grupo fojeiro foi recebido pelo Maire e pelos restantes membros do Conseille (14) bem como pelo casal François Dias, esposa Maria e filhos David e Frederic que são de Foios e muito bem relacionados com os autarcas de Salaunes.
Foi, aliás, o François, que há cerca de três ou quatro anos, teve a iniciativa da hipotética geminação.
Podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que foi um fim-de-semana muito enriquecedor a exceder, largamente, as expectativas. A zona de Bordeaux é muito plana e muito verde. Há uma imensa floresta e variadíssimos campos hortícolas.
De Foios levámos alguns produtos que também agradaram aos anfitriões. Para além dos bons enchidos e dos saborosos queijos surpreendemos os franceses com um saco de meruge que deu para comer em todas as refeições.
Tanto o jantar de sábado como o do domingo (dias 7 e 8) houve animação musical tendo proporcionado uns bailes bastante animados. Mais animados porque também participaram outros amigos e familiares fojeiros que também residem na região. Cabe aqui referir o Artur Leal (entre nós Artur Pêra) que com a esposa, filho, nora e netos muito contribuíram para que o ambiente se tornasse ainda mais fojeiro.
O Monsieur le Maire também nos quis brindar com excelente almoço na sua residência que é uma casa de campo com muita floresta e bonitos jardins.
Para melhor compreensão dos Senhores leitores anexamos uma série de fotografias visto que, tal como diz o provérbio, uma imagem vale mais que mil palavras.
Merci, Monsieur le Maire e Merci ami François, esposa e filhos.
Finalmente uma palavra de agradecimento e de reconhecimento para o condutor António Sanches (entre nós Tó Naque) que nos conduziu com toda a segurança e confiança.
Gostámos e havemos de repetir.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia de Foios)
jmncampos@gmail.com

Este é o 100º «Nascente no Côa» de José Manuel Campos, no Capeia Arraiana. Apraz-nos assinalar a bonita soma atingida por estas crónicas regulares que demonstram a forte dinâmica deste autarca raiano, cujo exemplo de constante labuta em favor da sua terra bem poderia ser seguido por outros edis. José Manuel Campos há muito assumiu o compromisso com uma causa (os Fóios), e essa peleja pela divulgação e valorização da sua terra irá certamente manter-se.
plb e jcl